Sem categoria

Pesquisa revela reviravolta nas eleições da Guatemala

Pela primeira vez ao longo da campanha eleitoral para a Presidência da Guatemala, o general aposentado Otto Pérez Molina, do Partido Patriota (PP), aparece como primeiro colocado nas pesquisas, ainda que com uma vantagem mínima. Até o momento, a liderança

De acordo com o levantamento realizado pela Vox Latina, o ex-militar alcança 31,8%, contra 31,7% de Colom. Até a semana passada, o candidato da UNE aparecia com uma vantagem superior a três pontos percentuais.



A pesquisa mostra também que outra candidata de esquerda, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú, perdeu parte da preferência da população, caindo da quarta para a sexta colocação nas intenções de voto.



Para Menchú, as pesquisas não refletem a realidade que ela observa nas ruas de todo o país. “Esses resultados fazem parte da propaganda eleitoral feita contra as candidaturas de esquerda”, diz.



Novo discurso



Para o analista Gustavo Berganza, essa mudança nas pesquisas se deve ao novo discurso adotado por Molina, com ênfase no combate à violência, enquanto Colom manteve seu discurso mais direcionado às causas sociais.



Segundo ele, apesar de Colom ter feito um trabalho melhor de base, o ex-general soube identificar uma demanda que atinge todas as classes sociais da Guatemala e associar sua figura à capacidade de atender a esse clamor, prometendo duras medidas de combate à violência no país.



No próximo domingo (9), cerca de 5,9 milhões de guatemaltecos irão às urnas para escolher o próximo presidente. O segundo turno deverá ser realizado em 4 de novembro, a se confirmar os resultados das pesquisas apresentadas até o momento.



Fonte: Agência Prensa Latina