Chaparral inaugura Tatu Escola em aldeia xavante

Prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral (PCdoB), inaugura Tatu Escola em aldeia xavante e reforça seu compromisso com as políticas públicas de inclusão social.

 


 


O prefeito Zózimo Chaparral, (PCdoB) acompanhado da ministra da ministra da Secretaria Especial de Política da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, do deputado federal Carlos Abicalil, dos secretários de Educação Ságuas Moraes e municipal Fátima Resende, o prefeito de Aragarças (GO), Marco Antonio, entre outras autoridades, inaugurou na manhã de quinta-feira 06, na aldeia Nossa Senhora das Graças, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Tatu Escola” (Iró’Órãpe), a quinta unidade escolar entregue este ano às aldeias da reserva xavante de São Marcos, no interior do município.



Em seu discurso que precedeu à inauguração Zózimo Chaparral disse em tom emocionado que nenhuma solenidade de que participou, “por mais pomposa que tenha sido não se iguala a esta em que me fora dada à responsabilidade de representar o povo xavante na condição de guerreiro, aquele que tem por dever de ofício derrotar seus adversários para defender o seu povo”.



Chaparral reforçou também que seu governo faz políticas públicas de inclusão social e disse que tem orgulho de ser um aliado do presidente Lula e lembrou das campanhas em que saía pelas ruas pedindo votos para um operário que muitos insistiam em chamá-lo de ‘analfabeto’ “desconsiderando sua universidade de vida, o saber de um homem que conhece a realidade do povo”.



Sobre a inauguração da escola, a única no mundo que tem o formato de tatu (para atender ao pedido dos xavantes daquela aldeia), Chaparral disse que a festa de sua inauguração representava uma conquista coletiva que passa pelas emendas do deputado Carlos Abicalil, do governo Lula e participação do estado na doação de infra-estrura.



Chaparral comentou também as insinuações de alguns que insistem dizer que “índio não precisa de escola, mas os que pensam assim se esquecem que o nosso governo tem compromisso com a inclusão social”.



Ao citar o termo preconceito Zózimo Chaparral lembrou à ministra Matilde Ribeiro, do rolo compressor acionado por seus adversários, nas campanhas eleitorais, contra sua pessoa pelo fato de ser ele um professor, pobre e gente do povo. “Com esses pré-requisitos eu não poderia ser prefeito de Barra do Garças. Aquela regra arbitrária nós a destruímos nas urnas, ministra.”



Ao finalizar o prefeito citou o bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga que à época de sua candidatura à prefeitura de Barra do Garças o aconselhou a fazer acordos com outros partidos, “mas que não se esquecesse que sua maior aliança teria que ser feita com o povo, com todos os excluídos do município”.



Sobre esta aliança Chaparral disse que ela “já está consolidada” e nessa estreita convivência ele diz ter aprendido “mais do que ensinei e tenho certeza de que agora sou um homem um pouco mais completo”.


 
Wanderley Wasconcelos
Secom-BG