Ministro da Educação recebe o título de Cidadão Soteropolitano
O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu ontem (11/09), na Câmara dos Vereadores de Salvador, o título de Cidadão Soteropolitano. A cerimônia, presidida pelo vereador Valdenor Cardoso (PTC), contou com presença do prefeito João Henrique, do secret
Publicado 11/09/2007 20:38 | Editado 04/03/2020 16:21
A iniciativa partiu da bancada do PCdoB, composta pelos vereadores Olívia Santana, Aladilce Souza, Everaldo Augusto e Reginaldo Oliveira, e foi aceita com unanimidade pela Câmara de Vereadores. Para Olívia Santana, “esse é um ato de reconhecimento pelo que vem realizando o ministro, não só na Bahia, mas em todo o Brasil”. A vereadora Aladilce Souza destacou também as políticas públicas que o ministério vem desenvolvendo, como a ampliação dos recursos para o setor e a aprovação do piso para a educação básica.
Parceria Smec – Governo Federal
O título chega no momento em que a prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), intensifica as suas ações em parceria com o governo federal, em especial na área da erradicação do analfabetismo. A principal arma nesta luta é o Programa Salvador Cidade das Letras/ Brasil Alfabetizado, que acaba de formar uma turma com 14 mil alunos e pretende matricular, ainda este ano, mais de 55 mil jovens e adultos.
Durante o seu discurso na cerimônia de entrega do título, o secretário municipal de Educação, Ney Campelo, afirmou que “o que há de novo na educação baiana é a substituição da intenção pelo gesto”. Campelo lembrou ainda que Salvador está realizando o maior programa de alfabetização entre as capitais e que caminha para conquistar o Selo de Município Livre do Analfabetismo. “Desculpem-me os sonhadores, mas agora Salvador tem de fato um plano gerencial para a área da educação”, afirmou o secretário.
Cidadão Soteropolitano
Fernando Haddad se mostrou muito contente com a homenagem e chegou a dizer que já se sentia soteropolitano mesmo antes do título. “Eu sempre tive uma identificação profunda com Salvador, e agora, como cidadão soteropolitano, só aumentam os meus vínculos com a cidade”, afirmou enquanto distribuía sorrisos. À noite o ministro participou, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, da cerimônia de formatura da turma 2006/2007 do Programa Salvador Cidade das Letras/ Brasil Alfabetizado.
De Salvador,
Rodrigo Rangel Jr.