Farc propõem encontro com Chávez para o início de outubro
O porta-voz das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Raul Reyes, propôs neste domingo (16) se reunir no próximo dia 8 de outubro com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, para que ambos possam tratar da ajuda humanitária que o líder latino
Publicado 17/09/2007 14:47
A proposta das Farc se tornou conhecida por meio de um vídeo, entregue à senadora colombiana Pieda Córdoba, parlamentar que tem trabalhado como mediadora entre os guerrilheiros e o governo de seu país.
A data sugerida pelas Farc não foi escolhida aleatoriamente. Na ocasião, acontecerão diversos eventos por toda a América Latina, em virtude do aniversário de 40 anos da morte de Ernesto Che Guevara.
No vídeo, Reyes, que aparece sentado atrás de uma mesa, expressa seu agradecimento a Chávez, pelo trabalho feito até o momento. Ele reiterou a determinação das Farc para seguir adiante nas negociações, e disse esperar que a troca de reféns por 500 guerrilheiros presos venha realmente a ser efetuada.
O porta-voz das Farc chega a cogitar a possibilidade de um encontro de Chávez com o chefe máximo da guerrilha, Manuel Marulanda. Mas, para isso, ele vê a necessidade de um ou dois encontros prévios com o presidente venezuelano.
Fonte: TeleSul