Sem categoria

DEM quer expulsar deputados que votaram pela CPMF

O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SP) protocolou na Executiva do partido uma representação pedindo a expulsão de três deputados do DEM que votaram contra a orientação da legenda, a favor da prorrogação da da CPMF, até 2011. Bornhausen pediu a punição máxim

“O partido decidiu fechar questão contra a CPMF, depois de ouvir suas bancadas. Me sinto no direito de fazer essa representação”, afirmou Bornhausen, para quem houve uma quebra de regra. O DEM foi o partido com maior porcentual de ausências. Dos 59 deputados, 18 faltaram.



No PSDB também houve deserção: o voto de Manoel Salviano (CE) foi a favor da CPMF.



No PMDB, houve oito votos contrários ao projeto, apesar da orientação do partido ser pela aprovação. Os dissidentes do PMDB foram Antonio Bulhões (SP), Flaviano Mello (AC), Francisco Rossi (SP), Lelo Coimbra (ES), Mauro Benevides (CE), Raul Henry (PE), Rita Camata (ES) e Rocha Loures (PR).



No PSB, que fechou questão a favor da aprovação da CPMF, foram registradas duas dissidências, dos deputados Luíza Erundina (SP) e Mauro Nazif (RO). No PTB, também da base aliada, votaram contra a CPMF os deputados Armando Monteiro (PE), que é presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Arnaldo Faria de Sá (SP). Os dois haviam antecipado o voto contrário à CPMF.
 


No PDT, também da base aliada, votaram contra o projeto Barbosa Neto (PR) e Enio Bacci (RS).



Outro partido que registrou dissidências foi o PV: Doutor Nechar (SP), Doutor Talmir (SP) e Fernando Gabeira (RJ) se posicionaram contra a CPMF.
 


No PPS, a traição foi a favor do governo. Votaram pela CPMF os deputados Alexandre Silveira (MG) e Geraldo Tadeu (MG).
 


Ausências



Também chamaram atenção as ausências. Algumas justificadas; outras, não. Os presidentes do PT, Ricardo Berzoini (SP), e do DEM, Rodrigo Maia (RJ), estavam fora do País. O petista, na China; Maia, na Europa.



Já o líder do DEM, Ônix Lorenzoni (RS), estava na Colômbia e o deputado Paulo Ferreira (PT-SP), na Alemanha.



No PMDB, chamaram a atenção as ausências dos deputados Jader Barbalho e Elcione Barbalho, ambos do Pará.



Com agências