Inácio defende PCdoB na disputa majoritária de Fortaleza
O senador Inácio Arruda(PCdoB) defende a participação de seu partido na disputa majoritária de Fortaleza nas eleições municipais de 2008. Para o senador comunista a prioridade é uma aliança com os partidos que dão sustentação à prefeita Luizianne Lins, ma
Publicado 20/09/2007 18:47
Inácio ressaltou o desempenho eleitoral do deputado federal Chico Lopes que, nas eleições de 2006, obteve quase 120 mil votos na capital.
O PCdoB não quer assumir o papel de coadjuvante na disputa pela Prefeitura de Fortaleza na eleição do próximo ano. Para isso, está discutindo com a prefeita Luizianne Lins (PT) a possibilidade de manter a aliança para o próximo pleito. Caso o entendimento não seja possível, não está descartada a possibilidade de uma segunda via, que pode ser uma aliança do PCdoB, PDT e PSB. Em âmbito federal, as siglas compõem o Bloco de Esquerda. Nacionalmente os petistas não participam dessa bloco.
“Só queremos, e temos dito, que pretendemos participar da eleição, e não queremos participar à margem. Nós (PCdoB) temos peso e força política para participar da eleição de Fortaleza como atores principais na disputa eleitoral”, afirmou.
A exemplo de 2006, quando o PCdoB “fincou pé” para que a vaga do Senado fosse para Inácio Arruda, o mesmo pode ocorrer na eleição do próximo ano, na indicação do vice na chapa que deve ser encabeçada pela prefeita Luizianne Lins. O nome cotado para essa coligação seria o do deputado federal Chico Lopes (PCdoB).
“Depois do deputado Ciro Gomes (PSB), ele (Lopes) foi o segundo deputado federal mais votado na Capital , com quase 120 mil votos, o que demostra a sua liderança. Queremos discutir a sucessão municipal, debate franco e aberto, mostrando que o PCdoB tem peso em Fortaleza, e quer fazer valer essa sua influência”, declarou.
O senador admite que houve poucos avanços para a confirmação dessa aliança. A participação do PCdoB na administração municipal, com a ocupação de cargos, vai empurrar a definição para o próximo ano. “Não podemos dar passos largos agora. Se quisermos avançar isso pode dificultar a administração municipal”, disse.
Inácio Arruda adverte, porém, que a prioridade será a busca da unidade dos partidos que estão na base de sustentação da prefeita Luizianne Lins, e também do Governo Cid Gomes. Se não for possível a repetição desse arco de alianças, as siglas podem marchar em rumos diferentes, pelo menos no primeiro turno, com candidaturas concorrentes.
Dentro da construção dessa parceria, o PCdoB tenta garantir uma posição de destaque, que poderia ser a vice em uma chapa encabeçada por Luizianne, ou em outra coligação. Hoje, o vice é do PSB. “Temos que unir o máximo de forças na disputa eleitoral para tentar isolar a direita, que vai buscar diversificar, para não mostrar sua cara na disputa eleitoral. Temos que buscar unir o máximo de forças. O sol nasceu para todos, mas sombra é para poucos, e o PCdoB quer seu lugar à sombra”, disse.