Jovens dos Povos da Floresta vão debater desafios e soluções
Os jovens que vivem na Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa e Pantanal se encontram, neste final de semana, em Brasília. Eles se reúnem na Conferência Livre que ocorrerá durante o 2o Encontro dos Povos da Floresta. Ao final dos debates, o
Publicado 20/09/2007 17:04
Além desta iniciativa, serão realizadas duas plenárias voltadas aos jovens que debaterão as temáticas das mudanças climáticas e da relação entre biodiversidade e redução da pobreza. As atividades serão coordenadas pela Rede Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (Renaju). O 2o Encontro dos Povos da Floresta terá a participação de indígenas, seringueiros, pescadores, ribeirinhos, quebradeiras de coco e representantes da sociedade civil organizada.
A Secretaria Nacional de Juventude inaugura, durante o evento, a Conferência Livre, que é uma inovação na forma de participação dos jovens e está sendo adotada pela primeira vez nas etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Juventude. “Essa nova forma participativa vai permitir uma maior integração da juventude nos mais variados espaços de debates”, explica Danilo Moreira, secretário-adjunto.
Além das etapas de discussões estaduais e municipais que antecedem as Conferências Nacionais, a realização das conferências livres pretende mobilizar jovens de todo o Brasil interessados na temática da juventude. Essas conferências podem acontecer em qualquer espaço de participação que esteja aberto às discussões das políticas públicas de juventude, desde escolas, conselhos e fóruns, até eventos já programados.
Direito à participação
A 1ª Conferência Nacional de Juventude foi lançada no último dia 5 de setembro pelo presidente Lula, em Brasília. O evento vai promover o direito à participação, fortalecer a rede social e institucional relacionada aos temas da juventude e identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público.
Sob os temas “Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional”, “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude” e “Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude”, as etapas municipais, estaduais e nacional contarão com a participação de gestores estaduais e municipais, representantes da Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Juventude, jovens partidários, movimentos sociais do campo e da cidade e comunidades tradicionais, entre outros.
As conferências municipais ocorrerão no período de 22 de setembro a 10 de fevereiro de 2008. As etapas estaduais serão realizadas entre 11 de fevereiro e 30 de março de 2008 e a etapa nacional acontecerá de 27 e 30 de abril de 2008, em Brasília.
Fonte: Secretaria Nacional de Juventude