Sem categoria

Satélite sino-brasileiro faz primeira passagem pelo Brasil

O satélite sino-brasileiro CBERS-2B, lançado com sucesso na madrugada desta quarta-feira (19), às 0h26, da China, fez sua primeira passagem pelo Brasil por volta das 10h30 desta quinta-feira (20). “O lançamento foi um sucesso; tecnicamente, perfeito”,

O satélite está a 740 Km de Terra, mas será elevado a 778 Km nos próximos dias, mesma órbita do satélite CBERS-2, lançado em 2003. Somente após esta operação terá início a aquisição de imagens, o que deve levar em torno de quatro dias.



“O satélite vai ser colocado na mesma órbita do CBERS-2, em oposição, de forma que o tempo de revisita da câmara CCD passe de 26 para 13 dias”, explica Henze.



Essa sincronização permitirá uma maior rapidez na obtenção das imagens da Câmara Imageadora de Média Resolução (CCD), uma vez que um satélite sozinho leva 26 dias para registrar a imagem de um mesmo lugar.



As imagens do CBERS são empregadas, entre outros, no Programa de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT).



Os dados da CCD são os mais solicitadas pelos usuários e têm aplicação em análises relacionadas à cobertura vegetal, agricultura, meio ambiente, água, cartografia, geologia e solos, e educação.



Os dados do satélite são usados por instituições como Petrobras, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agência Nacional de Águas e Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam).



O Programa CBERS é desenvolvido pelo Inpe e pela Chinese Academy of Space Technology (CAST), sob a supervisão das agências espacias do Brasil e da China.



Fonte: MC&T e Xinhua News Agency