Sem categoria

Vietnã condena lei intervencionista americana

Meios de comunicação e autoridades do Vietnã condenaram nesta quinta-feira uma lei aprovada pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos “que solapa os laços bilaterais, por ser intervencionista, pretensiosa e ilegal”, segundo informou a agência de n

O texto, codificado como HR 3096 e apresentado pelo congressista republicano Christopher Smith, ameaça com represálias caso o governo vietnamita não cumprir com exigências em matéria de direitos humanos, de acordo com a interpretação desejada por Washington.



A lei pode limitar a assistência não humanitária e pode incluir sanções extraterritoriais, se, entre outras condições, as autoridades vietnamitas não puserem em libertade todas as pessoas que o governo americano considera preso político e religioso.



Em um editorial, a AVN qualifica a lei de possuir “intenção intervencionista condenável”. O texto foi aprovado na última terça-feira em primeira instância na Câmara dos Representantes e agora espera o aval do Senado.



O diário Quan Doi Nhan Dan (Exército Popular) chama a lei de pretenciosa, enquanto o Nhan Dan (Povo) sublinha que ela viola as leis internacionais pelo seu caráter extraterritorial.



O porta-voz do governo Le Dzung advertiu que a lei “inclui informações errôneas e daninhas para os laços bilaterais”.



Dzung instou Washington a ter uma visão integral e objetiva a respeito dos Direitos Humanos no Vietnã, sobre a base de respeito a suas particularidades econômicas, sociais e culturais, com espírito de compreensão recíproca.



O projeto pretende dedicar, em um lapso de dois anos, quatro milhões de dólares do orçamento federal para sustentar grupos e indivídios da oposição, para acelerar o que Smith chama de “democratização do Vietnã”.



Ao mesmo tempo, concede 10 milhões de dólares à chamara Rádio Ásia Livre, cuja programação manipula a realidade vietnamita e tem caráter subersivo.



O anteprojeto HR 3096 prevê, além do mais, que o Departamento de Estado elabore relatórios anuais sobre a situação dos Direitos Humanos no Vietnã, país da indochina que derrotou os EUA na década de 1970 após mais de 10 anos de guerra.