Araguaia: Torturados realizam encontro

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (SEJUDH), em parceria com a Associação dos Torturados, realiza o I Encontro dos Torturados da Guerrilha do Araguaia. O evento será realizado na Câmara Municipal de São Domingos do Araguaia –

O encontro é oriundo da luta dos moradores da região que foram torturados durante a Guerrilha do Araguaia. A Guerrilha culminou com a disseminação de todo um grupo de heróis do povo que lutava por justiça, igualdade social e democracia no Brasil.
O objetivo principal é buscar esclarecimentos quanto aos processos junto a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e Governo Federal. Solicitar aceleramento de todos os processos dos moradores desta região que foram torturados e estabelecer um debate inicial quanto a uma comissão de reparação estadual ou similar.



Autoridades da área de direitos humanos das esferas estadual e federal irão conhecer a situação das pessoas que foram torturadas durante a Guerrilha do Araguaia, no período de 1972 a 1974.



Já confirmaram presença Pedro Pontual da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Cláudio Puty da Secretaria de Estado de Governo, a deputada federal Jô Moraes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Ibraim Rocha da Procuradoria Geral do Estado do Pará, Bernadete Ten Caten deputada estadual e presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, Paulo Abraão presidente da Câmara de Anistia Internacional e  9 conselheiros do grupo de trabalho, e membros da Comissão de Mortos e Torturados.


 


 


Programação:



Dia 22 de setembro de 2007



09h – abertura do evento
10h- Conferencia de Abertura – O Desafio da Anistia no Pará e no Brasil: uma questão de Justiça e Direitos Humanos.
Comissão de Anistia do Ministério da Justiça Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará Secretaria Nacional dos Direitos Humanos Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa Procuradoria Geral do Estado do Pará.
15h – Atividade Cultural
16h – Audiência Pública Anistia, Comissão de Paz: os processos sobre a Guerrilha do Araguaia
Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará Comissão de Anistia do Ministério da Justiça
18h – Exibição de Documentário sobre a Guerrilha do Araguaia por Eduardo Castro Exposição dos Camponeses – Debate
20h – Encerramento, Implantação do Fórum Permanente da Guerrilha do Araguaia.



De Belém,
Moisés Alves