Comunidade palestina no Brasil elogia acolhida a refugiados
A Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) divulgou na quinta-feira (20) nota de agradecimento ao governo brasileiro pela acolhida dada a refugiados palestinos no Brasil. “Este gesto demonstra o caráter humanitário do governo brasileiro”, diz a nota.
Publicado 21/09/2007 09:46
O Brasil começa a receber nesta sexta-feira um grupo de pouco mais de cem refugiados palestinos que há quatro anos trocaram a vida urbana da capital do Iraque, Bagdá, pela luta por sobrevivência no meio do deserto na Jordânia.
Os dois estados que receberão os refugiados, 117 ao todo, são Rio Grande do Sul e São Paulo.
A primeira leva, de 32 palestinos, a maioria idosos e famílias, desembarca no Brasil na sexta-feira.
“É o fim de uma longa espera para eles”, diz Anne-Marie Deutschlander, do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), que acompanhou a situação dos palestinos desde abril de 2003, quando a maioria fugiu do Iraque após a invasão do país pelas forças de ocupação lideradas pelos Estados Unidos.
Leia abaixo a íntegra da nota da Fepal
Agradecemos o gesto do governo brasileiro em dar acolhida aos refugiados palestinos. Este gesto demonstra o caráter humanitário do governo brasileiro.
Chamamos a comunidade palestina e árabe em geral para ajudar e colaborar para que a vida dos refugiados palestinos no Brasil seja a mais normal possível.
Chamamos o governo brasileiro, as organizações humanitárias e as organizações solidárias com o povo palestino para que afirmem, apóiem e contribuam para a solução definitiva dos refugiados palestinos nos marcos do direito inalienável do povo palestino ao retorno aos seus lares e/ou propriedades, isto é, na Palestina, de onde foram expulsos a partir de 1948.
Todas as medidas são paliativas e humanitárias. A solução definitiva para o drama dos refugiados palestinos é terminar com seu caráter de refugiado: voltar aos seus lares na Palestina com liberdade e dignidade. Confiamos que o Brasil, com seu histórico de respeito e aplicação do direito internacional, fará todos os esforços e ações para apoiar o retorno dos refugiados aos seus lares na Palestina, conforme a resolução 194 da ONU.
FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil