Sem categoria

Membros da Alba se reúnem para avaliar alcance dos projetos

Cuba, Venezuela, Bolívia e Nicarágua examinam nesta sexta-feira (21) o andamento dos programas comuns incluídos no projeto da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba), no encontro de ministros que revê este projeto.
A Alba é um mecanismo de inte

Durante o encontro também será revisto o andamento das negociações do Banco da Alba, para tentar continuar avançando no processo de institucionalização do bloco e serão marcadas as datas das próximas reuniões.



Da abertura, na véspera da Segunda Reunião de Ministros da ALBA, participaram os chanceleres Felipe Pérez Roque e David Choquehuanca, de Cuba e da Bolívia, respectivamente. Pela parte venezuelana, participou o vice-chanceler Rodolfo Sanz, porém espera-se a assistência do ministro Nicolás Maduro. A delegação nicaragüense é chefiada pelo ministro-presidente do Fundo Social de Emergência, Nelson Artola.



Durante a abertura, Pérez Roque afirmou que a integração proposta pela Alba é o único caminho para o desenvolvimento da América Latina, baseada na cooperação e na solidariedade, a qual nada tem a ver com o neoliberalismo. “Acreditamos que nenhum país sozinho pode fazer face aos enormes desafios do mundo de hoje”, acrescentou.



Salientou que o princípio vital desse projeto é a solidariedade mais ampla entre os povos da América e seu objetivo, convertê-las em sociedades mais justas, cultas e participativas.



Além disso, ressaltou: “Temos certeza de que a Alba não se tornará realidade baseada em critérios mercantilistas e egoístas, mas baseada na mais ampla prática de coordenação e complementação”.



Enfatizou que neste projeto o comércio e o investimento não são afins, mas instrumentos para atingir o desenvolvimento justo. Ademais, propõe uma participação ativa do Estado como reitor e coordenador.
Quanto ao projeto, o diplomata sublinhou que existem sucessos incontestáveis nos setores social, econômico e energético, e destacou que mais de 800 mil pessoas de toda a área foram operadas da vista por meio do programa Operação Milagre.



Fonte: Granma