Niterói Fenashore 2007 marca consolidação do setor naval

A Prefeitura de Niterói e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) promovem, de 24 a 27, a Niterói Fenashore 2007. O município está entre os mais beneficiados pela recuperação

Niterói concentra os principais estaleiros do país e 80% do parque instalado da indústria naval brasileira. “A proposta é debater os avanços não só do ponto de vista tecnológico, mas também de desenvolvimento e formação de recursos humanos. Queremos mostrar ao país e ao mundo que podemos avançar mais, que continuamos a ser um setor no qual é necessário investir maciçamente, para que a indústria de Niterói possa dar um salto qualitativo e continuar a ser competitiva até mesmo dentro do Brasil”, explicou a Secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói e presidente do Comitê organizador da Fenashore, Jandira Feghali.



Com o tema “Desenvolvimento, Tecnologia Nacional e Capacitação de Recursos Humanos”, a conferência vai discutir questões como financiamento, aumento do conteúdo local e sustentabilidade dos projetos.



Também estarão em debate a capacitação profissional e alternativas para obtenção de aço a preços competitivos, dois desafios a uma indústria encarregada de construir 26 petroleiros para a Transpetro até 2010, além de plataformas para a Petrobrás, ainda o principal mercado do setor naval brasileiro. 



Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e do Trabalho, Carlos Lupi, os presidente dos BNDES, Luciano Coutinho, da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e da Transpetro, Sergio Machado, vão participar dos debates, que terão ainda representantes da indústria nacional e estrangeira.