2 mil estudantes vão às ruas pelo Passe Livre em Suzano

A União Municipal de Estudantes Secundaristas de Suzano reuniu dois mil em passeata, na terça feira, em favor da aprovação do passe livre para estudantes no sistema de transporte coletivo da cidade. O passe livre é uma tradicional bandeira do movimento es

A manifestação começou no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, onde o prefeito, Marcelo Cândido (PT), e dirigentes da UMES apresentaram o projeto aos estudantes. A proposta é de autoria do executivo municpal e está parada na Câmara por interferência dos parlamentares da oposição.


 


A passeata foi em direção ao Legislativo Municipal – principal pólo de resistência à reivindicação – para mostrar que a medida tem apoio popular e fazer pressão pela aprovação. Os alunos distribuíram panfletos e cartazes denunciando os vereadores contrários. 


 


Para Bruno Cezar de Santana, presidente da UMES, ''a prefeitura está comprometida em aprovar, mas alguns vereadores, que defendem a empresa de transporte acima do bem estar da população, estão impedindo. Os estudantes e suas organizações – os grêmios, a UMES, a UPES e a UBES – vão se mobilizar, pressionando os vereadores até garantirmos essa conquista''.


 


Sobre a viabilidade da aplicação, o líder estudantil garante: ''fizemos um estudo sobre cidades que tem o passe livre e vimos que se adeqüa perfeitamente à realidade de Suzano''.


 


A Umes continuará em processo permanente de mobilização, preparando novas manifestações para o dia que o projeto de lei for votado no plenário da Câmara Municipal.


 


De São Paulo,


Fernando Borgonovi