A Imprensa discute a imprensa
Na próxima segunda-feira (1º), a Imprensa Nacional inicia o ciclo de conferências “A Imprensa discute a Imprensa”, sob o tema “As perplexidades da mídia tradicional diante dos avanços da mídia digital – Desafios e busca de soluções”. O evento abre as c
Publicado 28/09/2007 15:38
Na ocasião, acontecerá o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo alusivos aos 145 anos do Diário Oficial da União, impresso pela Imprensa Nacional.
Comemoram-se juntamente com o aniversário do Órgão, os 200 anos da imprensa brasileira. A Imprensa Nacional, juntamente com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, decidu promover o evento para provocar uma profunda reflexão sobre o jornalismo, cujo ensino no Brasil completa 60 anos, e a imprensa, seus desafios, desvios, ética, poder, tecnologia de apuração da informação, crise e busca de saídas para os impasses atuais.
Os problemas da mídia tradicional são de vários matizes, mas as novas tecnologias de informação digital geram sobressaltos. Para construir um pensamento consistente sobre isso, a Imprensa Nacional – órgão da Casa Civil da Presidência da República – reunirá autoridades no assunto.
Uma mesa-redonda, no Auditório D. João VI, formada pelos jornalistas Eugenio Bucci, Sergio Vilas Boas, Luiz Martins, Romário Schettino, Fernando Tolentino de Sousa Vieira – diretor-geral da Imprensa Nacional e mediador do evento – professor de história Jaime de Almeida iniciarão a formação de um pensamento sobre o atual estado da mídia, caracterizado principalmente pela crise dos jornais e revistas.
Próximo ano
O ciclo, que continuará no próximo ano com a presença de jornalistas e intelectuais do país e do exterior, receberá um público formado por profissionais da imprensa, estudantes universitários e representantes do mundo acadêmico interessado diretamente no assunto.
A Imprensa Nacional pretende publicar em livro essas (e as do próximo ano) intervenções de pensamento na esfera da mídia.