Bancários paralisam atividades no RS
Bancários de todo o país vão paralisar suas atividades nesta sexta-feira (28) para pressionar os bancos a uma negociação com a categoria. No Rio Grande do Sul, as mobilizações devem acontecer na maioria das cidades, especialmente nas agências dos banco
Publicado 28/09/2007 10:06 | Editado 04/03/2020 17:12
A campanha salarial dos trabalhadores iniciou no dia 28 de Agosto. Eles reivindicam um reajuste de 10,58%, mas os bancos estão oferecendo apenas a reposição da inflação, 4,82%, e uma 13ª cesta-alimentação.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Juberlei Bacelo, explica que os trabalhadores estão reforçando as mobilizações em função da dificuldade em se chegar a um acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Nesta terça-feira (25), os trabalhadores se reuniram com a Fenaban, que não apresentou uma contra-proposta.
“Enquanto não tiver uma proposta que satisfaça a categoria, que dê para encerrar as negociações com a Fenaban, a idéia é construir esse processo de mobilização. E se os bancos, até semana que vem, não apresentarem algo concreto, tem a possibilidade de a gente estar discutindo a data da greve”, diz.
A categoria também reivindica mais segurança para as agências, mais crédito à população e redução das tarifas bancárias. Além disso, cobram uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de dois salários e uma parcela fixa de R$ 3,5 mil. No primeiro semestre de 2007, os oito maiores bancos no país tiveram um lucro cerca de 20% maior do que no mesmo período do ano passado.
Agencia Chasque