Sem categoria

Bolívia apóia uso pacífico de energia nuclear pelo Irã

Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e o do Irã, Mahmud Ahmadinejad, concordaram nesta quinta-feira (27) em apoiar o desenvolvimento da energia nuclear para uso pacífico e criaram um mecanismo permanente de diálogo que propõe “um mundo multipolar”, com

“Nossos governos e nossos povos decidiram se dar as mãos para construir juntos, para serem companheiros um do outro em situações difíceis, para compartilhar nossas alegrias e tristezas”, afirmou o presidente iraniano após assinar uma declaração conjunta, no final de uma reunião com Evo.



A visita do presidente iraniano e o estabelecimento de relações diplomáticas levantaram críticas da oposição conservadora. Sem menção específica a essas críticas, Morales reivindicou o direito soberano para “estabelecer relações com povos que apostam, como nós, pela liberdade e pela vida”.



Os presidente assinaram a declaração conjunta após se reunirem durante uma hora, durante a visita de seis horas de Ahmadinejad à La Paz, com o objetivo de formalizar as relações diplomáticas entre os dois países.


A declaração expressa o apoio de ambos os governos ao desenvolvimento da energia nuclear com fins pacíficos e de
acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares da ONU.


A declaração incluiu também uma referência à “satisfação mútua” pelas “mudanças que acontecem na América Latina”, promovidos “por governos democráticos e contrários ao neoliberalismo”, que buscam relações de “genuína e desinteressada cooperação entre seus povos”.



Fonte: Ansa Latina