Expoagro terá certificação de produtos orgânicos e reunião com secretários da Região Norte
Tem negócio. Tem festa. Isto é Zona Franca Verde. Com este tema, a 34ª edição da Expoagro foi oficialmente aberta, na manhã de ontem, no Parque de Exposições Angelino Beviláqua. Em 2007, a feira vai abrigar
Publicado 28/09/2007 16:32 | Editado 04/03/2020 16:13
Além de ser um espaço para cursos de capacitação e treinamento, financiamentos e negócios, nesta edição, a Expoagro vai ter em seu contexto uma reunião com os secretários de produção rural de toda a região Norte. Segundo o secretário, é uma forma de discutir os problemas da região amazônica. Na pauta de discussão estarão a campanha contra a febre aftosa e a produção de etanol, entre outras. “Não adianta o Amazonas ter quase 100% do gado vacinado se os estados vizinhos não colaborarem. O prejuízo pra um atinge os demais”, afirma Bezerra.
Outra novidade durante a Expoagro será o lançamento de um edital para atrair agroindústrias para o Amazonas. Na proposta inicial, o Estado entra com uma parte e o empreendedor com outra, que pode ser negociada posteriormente.
Na parte cultural, as vaquejadas, rodeio profissional, bandas locais e nacionais, como Sérgio Reis e Eduardo Costa devem fazer um show à parte.
O público esperado para a 34º edição da feira é de 420 mil visitantes para conhecer os 220 estandes que estarão espalhados pelos mais de 5 mil metros quadrados de área. Ao todo, mais de 1,2 mil animais, diversas unidades demonstrativas de agricultura familiar, máquinas, equipamentos agrícolas e outros diversos serviços e produtos estarão à disposição do público que desejar visitar ou fazer negócio na feira.
No ano passado, o faturamento da Expoagro atingiu os R$ 15 milhões. Para 2007, a expectativa é que o valor alcance a casa dos R$ 17 milhões.
Certificação de Produtos Orgânicos
Açaí, pescado de Mamirauá, farinha de mandioca, cacau, açúcar mascavo, castanha do Brasil, óleos de andiroba e copaíba e mel de abelha estão entre os candidatos à certificação como produto orgânico. O selo é dado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) que, durante a Expoagro, vai avaliar se esses produtos tem potencial para serem certificados.
Atualmente, apenas o guaraná é considerado produto orgânico. A intenção do governo é incentivar o consumo desses produtos, que são livres de agrotóxicos e não nocivos ao meio ambiente. “Eles estão dentro de um tripé de sustentabilidade. São ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis”, explica o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Valdelino Cavalcante.
A semana dos produtos orgânicos incluirá um ciclo de palestras ministradas por profissionais da Superintendência Federal de Agricultura do MDA.
Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror