PCdoB continua crescendo em Passo Fundo e região
Os comunistas de Passo Fundo continuam com intenso trabalho voltado às filiações no PCdoB. Nesta semana, lideranças locais importantes assinaram ficha no partido. Além disso, o PCdoB cresce e se consolida em municípios da região. A estratégia dos comun
Publicado 28/09/2007 11:09 | Editado 04/03/2020 17:12
''Temos procurado trabalhar segundo a linha política adotada pelo PCdoB para este momento, que é de ousadia, para colocar o nosso partido em um novo patamar. A receptividade das pessoas têm sido muito grande'', comentou Emerson Brotto, presidente do PCdo B de Passo Fundo.
O funcionário dos Correios, João Luiz dos Santos, é um dos novos filiados no PCdoB. Conhecido como “Lebrão”, por ser um maratonista da cidade, é funcionário dos correios desde 1997. Ex-filiado do PSB, Santos atuou intensamente na última greve da categoria. Sua adesão no partido, segundo Brotto, deve reforçar o trabalho sindical e o projeto eleitoral do ano que vem. Como atleta, Santos foi campeão sul-brasileiro dos jogos dos trabalhadores da industria; premiado na Rústica da Varig como segundo colocado e campeão municipal na faixa etária 30/35 anos.
Lideranças da área da saúde
Outras filiações de peso recebidas pelo PCdoB são de duas militantes históricas da área da saúde. São as enfermeiras Lúcia Maria Görgen e Cláudia Freitas. ''Com essas filiações, o partido fortalece uma bandeira histórica, que é a defesa do SUS; uma vez que elas já ocuparam diversos espaços profissionais, sempre com este compromisso'', enfatizou Brotto. Lúcia Maria Görgen é graduada em enfermagem e obstetrícia; foi coordenadora estadual de Política de Atenção Integral da Saúde da Mulher, no Governo Olívio Dutra; ex-presidente estadual do Comitê de Combate a Morte Materna; assessora do Movimento de Mulheres Camponesas e atualmente é membro do Conselho Municipal de Saúde, representando a União Brasileira de Mulheres (UBM).Cláudia Freitas é graduada em enfermagem e obstetrícia. Militante da saúde desde 1986, foi coordenadora da Vigilância Epidemiológica da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde. Participou da construção das políticas de saúde em Ronda Alta e hoje é membro da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde, representando o COREN (Conselho Regional de Enfermagem).
Professor da UPF
Outro que assinou filiações nesta semana no PCdoB foi o arquiteto, especialista em urbanismo e professor da Universidade de Passo Fundo, Luis Roberto Gosh. Gosh oficializou seu ingresso no partido em um ato realizado no gabinete do vereador Juliano Roso, que contou com a presença de três membros do Comitê Estadual: o vereador Juliano; o professor Alex Sarat, da direção do CPERS e o agricultor José Ademar de Vargas, o ''Juca'', de Não-me-Toque. ''Com isso o partido passa a ter maior presença junto aos docentes da UPF e se fortalece para o projeto político de 2008'', disse Roso. Gosh revelou que tem “grande admiração, de longa data pelo PCdoB e que a vontade de ingressar no partido não é nova”.
As filiações obtiveram boa repercussão no meio político local. O vereador Juliano Roso, em pronunciamento na tribuna da Câmara, salientou o bom momento que vive o PCdoB, e a disposição do partido de ter excelente desempenho eleitoral em 2008. Além disso, destacou o papel do PCdoB no reforço e organização dos movimentos sociais e populares e na luta de idéias.
Partido organizado em mais três cidades do norte do RS
Marau, Sarandi e Coqueiros do Sul são mais três cidades que contarão com o PCdoB, que organizou comissões provisórias e já prepara a estruturação partidária.
Em Marau, importante centro de trabalhadores, em especial da industria da alimentação, o partido tem como presidente o trabalhador dos correios Bruno Marcelo Dias, delegado sindical de destaque na ultima greve da categoria.
Em Sarandí, cidade de tradição na luta pela terra e importante pólo comercial e têxtil, o partido se organiza em torno de um velho comunista, Arno Mayer, que foi preso político no regime militar. Outra liderança de destaque no município, que está dirigindo o partido é Jorge de Melo, presidente do Sindicato dos Comerciários.
Em Coqueiros do Sul, município onde se encontra a fazenda Guerra, um dos principais focos da luta pela terra no RS, o PCdoB se organiza tendo como liderança mais expressiva Vladmir Maier, o “Guerrilheiro”. Além de presidente local do partido, é da direção do MST. ''A luta contra o latifúndio e monopólio da terra é uma causa fundamental para a superação da pobreza e da ignorância do nosso povo”, afirmou Maier, entusiasmado com as tarefas partidárias do recém fundado PCdoB.
Candidatura própria em Passo Fundo
A decisão do Comitê Estadual, de procurar lançar candidaturas próprias nos principais municípios do RS já teve repercussão em Passo Fundo. No município, o partido anunciou publicamente a possibilidade de concorrer com o vereador Juliano Roso. Roso, que é vereador em terceiro mandato, possui atuação de destaque, e é uma das principais referências da esquerda local.
Para Brotto, a atuação mais protagonista do PCdoB porporciona condição superior para fazer o debate político no município. Além disso, segundo ele, o PCdoB precisa aparecer como uma alternativa para o povo, com seu projeto próprio.
De Porto Alegre
Clomar porto