Dirigente da UJS/BA critica matéria da revista Veja sobre Che
Juremar Oliveira, presidente da UJS/BA e estudante de Comunicação Social, repudia matéria publicada na revista ''Veja'' e presta homenagem ao grande revolucionário Che Guevara, quando se completam 40 anos da sua morte.
Publicado 01/10/2007 18:59 | Editado 04/03/2020 16:21
''A matéria de capa do último número da revista Veja tenta abalar a história do grande revolucionário Che Guevara, símbolo da luta da juventude de todo o mundo por liberdade e democracia. A matéria nos leva a pensar sobre o papel de setores da mídia monopolizada que fazem o que querem com a informação de acordo com os seus interesses. No caso específico da matéria, é nítida a intenção de pegar apenas aspectos negativos desse herói. A juventude não pode aceitar isso.
Ernesto Che Guevara representa para a juventude de todo o mundo uma grande fonte de inspiração e do desejo de uma nova sociedade, mais justa e igualitária.
As idéias revolucionárias de Che permanecem atuais no mundo de hoje, onde o capital e a exploração dos trabalhadores se mantêm presentes, fazendo parte do cotidiano milhares de mortes por doenças, por fome ou por guerras imperialistas, a exemplo do Iraque. Che permanece vivo, simbolizando a luta por um novo mundo. Isso não é por acaso. Sua vida abnegada e sonhadora, coerente com as idéias que acreditou e a coragem com que enfrentou os poderosos na busca de uma América Latina livre nos dão impulso para continuar a luta por um novo mundo e um Brasil mais justo.''