Conferência das Cidades debaterá reforma urbana na América Latina
Nesta terça-feira (9) terá início a 8ª Conferência das Cidades, evento organizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados com o objetivo de integrar os parlamentos com a sociedade civil para a implantação da reforma urbana n
Publicado 08/10/2007 17:16
O objetivo é debater as experiências vividas nos diversos países latino-americanos e salientar os avanços obtidos na área. Dessa forma, espera-se sintonizar os parlamentos brasileiros com os da América Latina nos diversos problemas levantados com a integração territorial e o desenvolvimento urbano.
Participam da Conferência parlamentares e especialistas brasileiros das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e de outros países latino-americanos com a intenção de abordar três temas centrais: acesso ao solo urbano para produção de novas moradias; urbanização e meio ambiente; e o controle social da política urbana.
“A Europa e os Estados Unidos, tiveram 200 anos para promover a transição de uma sociedade rural para sociedade urbana. A América Latina e a África fizeram o mesmo em menos de 50 anos”, pondera o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, que organiza o evento. “Com a rápida urbanização e a ausência de política pública, as cidades incharam com graves problemas de infra-estrutura e danos ao meio ambiente”, complementa.
Paralelo à Conferência, serão oferecidas 13 oficinas de capacitação para prefeitos e outros agentes públicos com o objetivo de tratar os temas mais críticos do Estatuto da Cidade. Na Oficina 1, por exemplo, José Roberto Bassul, especialista em Planejamento Urbano, abordará o que todo prefeito deve saber sobre essa lei, suas obrigações, importância e serventia.
Mais informações sobre a Conferência das Cidades e as oficinas poderão ser obtidas no seguinte endereço: http://www2.camara.gov.br/internet/eve/confcidades. A Conferência é aberta ao público.
Fonte: Agência Informes (www.informes.org.br)