Criação de matrinxã é destaque no dia de campo em Presidente Figueiredo
Produção de Matrinxã em canal de igarapé. Este é o tema do primeiro Dia de Campo da piscicultura do mês de outubro, que será realizado na próxima quinta feira, 11, no Sítio Paraíso, localizado no quilômetro
Publicado 08/10/2007 18:40 | Editado 04/03/2020 16:13
O treinamento será fornecido gratuitamente e as inscrições deverão ser feitas no próprio local. São esperados cerca de 100 produtores rurais que irão conhecer todo o processo da cadeia produtiva do pescado neste sistema. Entre as etapas a serem apresentadas estão: visão geral dos outros métodos de criação de peixe, construções aquícolas, engorda de matrinxã, avaliação econômica do sistema, além de comercialização e legislação ambiental.
Também estão envolvidos na coordenação do evento, o secretário de produção de Presidente Figueiredo, Marcio Cunha, o gerente da unidade local do Idam, Jean Barros, além dos engenheiros de pesca Alfeu Ferraz e Suelen Miranda.
De acordo com Ferraz, dos 4 sistemas existentes, o canal de igarapé é o que apresenta melhor relação custo-benefício. “Em uma área de 100m 2, um produtor que investe entre R$600 e mil reais na construção, pode chegar a produzir 2 toneladas de peixe em um ciclo de um ano, ao passo que na construção de um viveiro escavado, por exemplo, ele pode gastar até R$ 8 mil para produzir a mesma quantidade”, explicou o engenheiro.
“Além disso, a proximidade com a Estação de alevinagem de Balbina é outro fator positivo para o produtor familiar, que pode receber até 2 mil alevinos, que são fornecidos gratuitamente pelo Idam”, conclui.
Assessoria de Comunicação
Sistema Sepror