Sem categoria

Memória de Che reafirma ideais de emancipação, afirma Jô Morais

O Congresso Nacional poderá realizar no dia 23 de outubro, terça-feira, uma sessão especial à memória do líder revolucionário Ernesto Che Guevara. A decisão de realizar a sessão partiu de um acordo do senador José Nery (PSOL-PA), autor de requerimento no

“Tratava-se de cumprir uma missão planejada ao arrepio da soberania boliviana por uma potência intolerante obcecada pela idéia de derrotar a revolução cubana e de impor aos países latino-americanos regimes políticos absolutamente servis aos seus interesses estratégicos”, disse o senador, ao justificar sua solicitação.


 


A assessoria da liderança do PSB na Câmara informou que o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), já concordou em realizar a sessão, faltando apenas alguns trâmites legais para que seja oficializada.


 


Câmara


 


A deputada comunista, Jô Morais (MG), participou da sessão da Câmara nesta segunda-feira (8) com a imagem de Che Guevara na camisa. “Trazer para a Câmara Federal a lembrança do Che é reafirmar os ideais de emancipação dos povos latino-americanos”, afirma, acrescentando que “Che é o símbolo da resistência dos povos contra a opressão, ideário mais do que nunca atual ante a hegemonia norte-americana e a globalização neoliberal”. 


 


A deputada Vanessa Grazziotin  (PCdoB-AM) também homenageou Che Guevara. Ela lembrou que é de uma  geração que foi influenciada diretamente pelo ideais de transformação social, justiça e solidariedade que acompanharam Che Guevara até a sua morte, no dia 9 de outubro de 1967 após ser capturado no dia anterior por tropas do Exército da Bolívia”.


 


“Em memória aos ideais de Che Guevara o meu partido, PCdoB, estará junto com os outras siglas como o PSol, PSB, PT, PDT e PRB prestando amanhã nesta Casa as homenagens ao líder revolucionário”.


 


De Brasília
Alberto Marques
Com Agência Senado