Carrion entrega manifesto pela saúde a parlamentares em Brasília
O líder da bancada do PCdoB na Assembléia Legislativa do RS, Raul Carrion, entregou nesta quarta-feira (10), em Brasília, um manifesto assinado pela maioria dos deputados gaúchos solicitando a imediata aprovação do projeto de regulamentação da Emend
Publicado 11/10/2007 11:30 | Editado 04/03/2020 17:12
O documento foi entregue aos deputados federais Darcisio Perondi (PMDB-RS), Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), Jô Moraes (PCdoB-MG), Solange Almeida (PMDB-RJ) e Cida Diogo (PP-RJ), integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde.
A busca de mais recursos para a saúde é histórica e se expressa através da EC 29, que prevê investimento nas três esferas na saúde de 15% Municípios, 12% Estados e 10% União. Batalha do PCdoB, que a então Deputada Estadual Jussara Cony sempre defendeu na Assembléia Legislativa e que o mandato do Deputado Raul Carrion reenvia para discussão.
A EC 29 representou um importante avanço para diminuir a descontinuidade no financiamento que o setor da saúde enfrentou a partir da Constituição de 1988 (com o não cumprimento dos 30% do orçamento da seguridade social), bem como uma vitória da sociedade na vinculação orçamentária como forma de diminuir essa instabilidade.
“A saúde deve ser tratada com muita responsabilidade pelos gestores públicos e o SUS tem que ser fortalecido com maior aporte de recursos”, diz Carrion.
Isabela Soares