Sem categoria

Inglesa é a 11ª mulher a ganhar o Nobel de Literatura

A escritora britânica Doris Lessing, cuja obra contém influências africanas, feminismo e compromisso político, foi agraciada com o Prêmio Nobel de Literatura 2007, segundo anúncio divulgado nesta quinta-feira (11) pela Academia Sueca.

A autora receberá o prêmio por transmitir a “experiência épica feminina”, que descreveu “com ceticismo, paixão e força visionária” a divisão da civilização. “Trata-se de uma das decisões mais meditadas que já tomamos”, disse o diretor da Academia, Horace Engdahl, após divulgar o veredicto.



A autora estava entre os favoritos ao Nobel há décadas, embora ultimamente seu nome tenha desaparecido das listas, exatamente devido ao longo tempo em que seu nome aparecia entre os candidatos.



Com esta decisão, a Academia Sueca transforma Lessing na 11ª mulher a receber o prêmio. A última mulher a receber o Nobel de Literatura foi a austríaca Elfriede Jelinek, em 2004, e a primeira foi a chilena Gabriela Mistral, em 1945.



Elementos autobiográficos



Nascida em 22 de outubro de 1919 em Kermanshah (atual Irã), filha de britânicos, Lessing é uma escritora que levou boa parte de sua experiência autobiográfica africana a suas obras.



Assim fez em The Grass is Singing, publicada em 1950, e em boa parte de suas obras posteriores, impregnadas pelas essências do continente africano, onde passou parte de sua vida.



Em 1962 Lessing publicou o romance que a tornou famosa, The Golden Notebook, e depois consolidou sua fama com uma série de títulos de temática africana.



Seu compromisso político a levou a criticar abertamente os governos racistas de Rodésia (atual Zimbábue) e da África do Sul, sendo impedida de entrar nestes países.



Sua última obra, publicada este ano, é The Cleft. O Nobel de Literatura do ano passado foi para o turco Orhan Pamuk.



O Nobel de Literatura concede 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,5 milhão) e será entregue junto aos outros prêmios em 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.



Fonte: Efe