Mais de 2 mil delegados na 5ª Conferência Estadual de Saúde
O Ceará realizará de 12 a 15 deste mês a 5ª Conferência Estadual de Saúde, com a previsão de reunir 2.256 delegados e 312 observadores e convidados ao Centro de Convenções de Fortaleza. Na abertura da conferência será empossada a mesa diretora do Conselho
Publicado 11/10/2007 14:29 | Editado 04/03/2020 16:37
Em seguida o Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, fará a conferência magna ¨Saúde e Qualidade de Vida: Política de Estado e Desenvolvimento¨. Este é o tema da 13ª Conferencia Nacional de Saúde, que acontecerá de 14 a 18 de novembro, em Brasília. Nos meses de julho e agosto foram realizadas conferências em 183 dos 184 municípios cearenses. Nas conferências foram eleitos os delegados para a 5º Conferência Estadual de Saúde.
¨Na 5º Conferência Estadual de Saúde, os eixos temáticos serão apresentados em mesas redondas na manhã do dia 13, sábado, seguidas de debates. No período da tarde e no domingo, dia 14, as plenárias temáticas estarão reunidas até a eleição dos delegados à Conferência Nacional. A manhã da segunda-feira, dia 15, está reservada para a plenária final e a homologação dos delegados cearenses que irão a Brasília.
Segundo Haroldo Pontes, presidente do Cesau, a 13ª Conferência Nacional de Saúde dialoga com a 8ª Conferência, que lançou as bases da Constituição de 1988 no capítulo da saúde e das duas leis orgânicas da saúde. “Queremos com essa Conferência reafirmar, confirmar e aprofundar o SUS”, diz ele. “Não estaremos revendo, estaremos aprimorando o SUS”.
Para preparar a participação dos trabalhadores da saúde, a Secretaria da Saúde do Ceará realizou na última segunda-feira, 1ª de outubro, o seminário “Defesa do SUS, Defesa da Vida: Sesa e Você na 5ª Conferência Estadual de Saúde”. No seminário, a participação de 220 servidores. O objetivo do seminário foi qualificar a participação dos trabalhadores da Secretaria na conferência, colocando em debate os eixos temáticos:Desafios para a Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento; Políticas Públicas para a Saúde e Qualidade de Vida: o SUS na Seguridade Social; e Participação da Sociedade na Efetivação do Direito Humano à Saúde.
Fonte: SESA/Ce