Sem categoria

Vietnã reduz ainda mais a pobreza

Ao encerrar o ano, o Vietnã terá conseguido diminuir o índice de pobreza a 15%, o que constitui um ''mérito relevante'', segundo afirmou nesta quinta-feira (11) o Ministério do Trabalho, dos Inválidos de Guerra e Assuntos Sociais em Hanói.

Baixar em 2007 a pobreza a 15% significa uma redução de mais de dois pontos percentuais em relação a 2006, destacou o vice-ministro da pasta, Dam Huu Dac, em uma palestra sobre miséria que foi efetuada nesta quinta-feira na capital vietnamita.



O Vietnã, devastado por duas consecutivas guerras sangrentas, primeiro contra o colonialismo francês e depois contra a invasão e ocupação americana, tinha em 1994 uma taxa de pobreza absoluta de 60%.



Nos últimos 13 anos conseguiu rebaixá-la a 15%, e se propõe hoje a levá-la a somente 11% em 2010, segundo projeções e cálculos oficiais.



Dac indicou que o governo repassou este ano mais de 221 bilhões de dongs, o equivalente a cerca de US$ 14 milhões de dólares, à luta contra a miséria e à melhoria das condições de vida nas áreas mais despossuídas.



Graças a esse fundo, 1,3 milhão de famílias pobres receberam créditos preferenciais, outras 600 mil participaram em cursos de transferência técnica agrícola e 15 milhões de pobres obtiveram seguro médico de forma gratuita.



Dois milhões e quatrocentos mil estudantes e alunos se beneficiaram também com bolsas de estudo, informou o funcionário.



Além disso, o Estado construiu 350 obras de desenvolvimento infra-estrutural, com fundos do orçamento central para as comunas com dificuldades especiais.