Congresso do PCCh aprova procedimento para eleições
O presidium do 17.° Congresso do Partido Comunista da China (PCCh) aprovou o procedimento para a próxima eleição das instâncias de direção da organização, revelou nesta quinta-feira a agência Xinhua.
Publicado 18/10/2007 12:48
Os 237 membros da presidência realizaram uma reunião no Grande Palácio do Povo, sede do evento dos comunistas chineses, e decidiu aplicar o método que se aplica desde o 13.° Congresso, realizado em 1987.
Segundo a ordem do dia, a votação direta e secreta para selecionar os membros do Comitê Central e a Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) será o último ponto da agenda.
À última plenária do Comitê Central eleito do 16.° Congresso em 2002, estiveram presentes 190 membros efetivos e 152 suplentes.
Os membros do Comitê Central decidirão depois a composição do Birô Político e este, por sua vez, determinará a composição do Comitê Permanente do PCCh.
Segundo a Xinhua, os 213 delegados eleitos por todo o país realizarão uma eleição primária antes da votação final.
O presidium, liderado pelo presidente chinês, Hu Jintao, aprovou a composição da candidatura proposta para membros e suplentes do Comitê Central e da CCID e a lista será levada à consideração das delegações das províncias e setores.
A agência afirmou que a presidência do 17.° Congresso também aceitou a proposta para a integração da comissão que será encarregada de realizar a votação.
Também aprovou projetos de resolução relativos ao relatório central lido por Hu Jintao, ao relatório da CCID e às emendas aos estatutos partidários.