Primeira reunião do Comitê Municipal de Goiânia elege Comissão Política


O Comitê Municipal de Goiânia se reuniu na tarde de muito calor desta quarta-feira, dia 17 de outubro de 2007 tendo em pauta a eleição da nova formação da Comissão Política, as Comissões auxiliares, de

Dos 21 membros do Comitê Municipal, 16 se reuniram nesta quarta-feira, das 16h ás 19 horas na sede do PCdoB em Goiânia para discutir e aprovar os nomes dos camaradas que farão parte da Comissão Política do Municipal. Essa foi a primeira reunião da nova direção do Comitê municipal eleito na Conferência do PCdoB de Goiânia no dia 6 de outubro na Assembléia Legislativa de Goiás.


Segundo o Estatuto do PCdoB, os comitês municipais tem o dever de distribuir tarefas entre seus membros e acompanhar sua atividade; incentivar a participação, fomentar o debate, aprofundar a democracia interna, ouvir e levar em conta as opiniões dos membros do Partido.


Além de organizar e preparar o Comitê municipal, a Comissão Política tem como principal objetivo exercer o trabalho de direção política, de ação de massas e de estruturação do partido nos âmbitos político, ideológico e orgânico.


Na reunião, foi discutido primeiramente o melhor número de participantes da Comissão e os principais cargos. A direção anterior fez sugestões de cargos e nomes de membros do Comitê formando uma executiva com 9 pessoas e oito votos entre eles – presidente, vice-presidente e as secretarias de organização, finanças, comunicação, formação, movimentos sociais, sindical e secretaria da emancipação da mulher – esta última como uma inovação dos Comitês políticos.


Na abertura dos debates ocorreu por parte de alguns camaradas a sugestão/proposta de acrescentar a secretaria de juventude na comissão política devido a sua importância e a grande inserção que o partido através da União da Juventude Socialista tem neste meio.


Os membros colocaram suas propostas e foi aprovado o acréscimo da secretaria de juventude na Comissão Política, mesmo assim continuaram 9 votos, pois segundo as normas estatutárias o(a) vice tem direito ao voto na vacância do presidente. (segue abaixo os membros da Comissão Política aprovados na reunião).


Foram aprovados também outros pontos como os nomes que formariam as comissões auxiliares que englobará todos os membros do Comitê Municipal. A importância desta reorganização do partido em Goiás, a inserção do PCdoB goiano nos movimentos sociais, sindical, juventude e de mulheres.


Ficou marcado um próximo encontro para o dia 1º de dezembro para a apresentação e aprovação do plano de trabalho de cada secretaria que deverá discutir e criá-los juntamente com os membros das Comissões Auxiliares.


Dois convidados ilustres compareceram a primeira reunião do Comitê Municipal. O Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Goiânia, Luiz Carlos Orro e também o tesoureiro da UBES, que falou sobre o Congresso Nacional da sua entidade que acontecerá de 7 a 9 de dezembro em Goiânia e o Congresso Estadual de Goiás que ocorrerá dias 26 e 27 de novembro.


Foi reforçado a mobilização destes membros para com os delegados a Conferência Estadual do PCdoB que acontecerá neste fim de semana, dia 20 e 21 de outubro. A abertura ocorrerá às 9h, no Auditório Lago Azul, do Centro de Convenções de Goiânia e às 11hs, será realizado um Ato Político, que contará com a presença de representantes de partidos políticos e de entidades do movimento social.



Nova Comissão Política do Comitê Municipal de Goiânia


Presidente: Honório Ângelo da Rocha


Vice-Presidente: Lucia Helena Rincon


Secretaria de Organização: Sandoval de Sousa Santos


Secretaria de Finanças: Kênio das Chagas Oliveira


Secretaria de Formação: Geovana Reis


Secretaria de Comunicação: Eliziana Campos Brandão Talarico (Eliz)


Secretaria de Movimentos Sociais: Celma Grace de Oliveira


Secretaria de Emancipação da Mulher: Edilamar Resende de Oliveira (Dila)


Secretaria de Juventude: Frederico


Secretaria Sindical: Ubaldo Barbosa


*De Goiânia


Eliz Brandão