PROGRAMA VIVA VILA Audiência discute investimentos do PAC
Os investimentos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no que se refere à ampliação do programa Viva Vila para as regiões do Taquaril, Morro das Pedras e Vila São José, foram debatidos em audiência pública, hoje, dia 16 de outubro, no Plenário He
Publicado 18/10/2007 15:18 | Editado 04/03/2020 16:52
Os moradores dessas comunidades reclamam da falta de sistema de esgoto, pavimentação e área de lazer. Eles reivindicam esclarecimento sobre o cronograma do projeto PAC, com a previsão de início e término das obras. Segundo Joaquim Pedro, morador da região do Taquaril, as prioridades de cada área não têm o tratamento necessário. “É muito bonito fazermos campos de futebol e áreas de lazer, porém, devemos nos ater, principalmente no planejamento dos nossos esgotos e do asfaltamento das ruas”.
Os moradores da região do Morro das Pedras estão preocupados com a possível desocupação de famílias residentes nas áreas de risco. Para Gilmar dos Santos, morador da região, não existe comunicação entre as autoridades e a comunidade. “As pessoas estão desacreditadas, porque não são informadas sobre a remoção”, reclamou.
O diretor-presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (URBEL), Claudius Vinicius, esclareceu sobre o projeto Viva Vila. Segundo ele, a remoção dos moradores das áreas de risco do Morro das Pedras é certa, e ainda existem outras necessidades que o projeto também irá atender. “Iremos atuar em todas as questões que afetam a tranqüilidade da comunidade: exclusão social, infra-estrutura insuficiente, precariedade habitacional. Não podemos nos ater a apenas uma das necessidades”. O início das obras tem previsão para o mês de fevereiro de 2008 e término para 2011.
Participaram, também, da reunião a diretora de Planejamento da URBEL, Maria Cristina Fonseca de Magalhães; a secretária municipal de administração da Regional Leste, Dalva Stela; o presidente da Associação dos moradores da MG-20, Amantino Mota Mendes, entre outras autoridades.
De Belo Horizonte
Asses. Do Vereador Paulão