Bush alcança recordes de impopularidade
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, enfrenta esta semana fortes críticas do Congresso e da opinião pública, devido a suas políticas, particularmente, às referidas ao Iraque. Após sete anos na Casa Branca e ganhar de forma controvertida as ele
Publicado 19/10/2007 19:28
Todas as enquetes apontam que a popularidade do presidente está em seu patamar mais baixo desde que chegou ao poder.
A última sondagem, divulgada na véspera pela firma Harris Interactive, revelou que 75% dos estadunidenses rejeitam a gestão de Bush e de seu vice, Richard Cheney.
A pesquisa destaca que o resto dos funcionários do gabinete republicano também é questionado por mais da metade dos norte-americanos.
A respeito disso, 55% dos três mil entrevistados qualificaram de negativo o trabalho do secretário da Defesa, Robert Gates, e 51%, o trabalho da chefa da diplomacia, Condoleezza Rice.
Diante deste panorama, cada vez mais republicanos se afastam da Casa Branca, especialmente os pré-candidatos do partido para as eleições de 2008.
Uma enquete recente da televisora NBC News e do jornal Wall Street Journal assinalou que 48% dos votantes conservadores querem um novo presidente, diferente de Bush.
Segundo a NBC News, a maioria dos aspirantes do partido de governo se afastou do chefe de Estado, especialmente por sua condução da guerra no Iraque e por temas de imigração.
Pôs o exemplo de Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts, que louvou as políticas impositivas do presidente, mas ao mesmo tempo fala sobre a necessidade de fazer uma “mudança em Washington”.