Sem categoria

PCdoB/AM pode chegar a 14 mil filiados e ser o maior do estado

Até a 14ª Conferência Estadual, que está prevista para acontecer nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, o PCdoB do Amazonas pretende alcançar a marca de 14 mil filiados e tornar-se o maior partido do estado. Atualmente, há 5.877 filiados registrados

Os comunistas no Amazonas estão trabalhando no processo de conferências de bases em mais de 50 municípios em que o partido possui comitês, assim como em Manaus, com objetivo de eleger aproximadamente 500 delegados para a Conferência Estadual.


 


As reuniões realizadas nos organismos de base, (juventude, mulheres, sindical, zonas Leste, Norte, Oeste, Centro-oeste, Centro, Sul, Centro-sul e interior) têm expectativa de mobilizar cerca de 6 mil militantes.


 


As conferências estaduais acontecem em todos os estados brasileiros e fazem parte do processo de convenções partidárias que definem a postura dos partidos políticos para o próximo pleito eleitoral. Na conferência do PCdoB, que é bianual, haverá eleição da nova direção, o anúncio de pré-candidaturas para as eleições municipais, bem como será discutida a postura do partido em relação ao pleito.


 


A conferência é o encontro mais importante do Partido Comunista do Brasil, depois do seu Congresso Nacional, que acontece de quatro em quatro anos, um ano antes das eleições presidenciais.


 


Crescimento


 


Após a prazo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para filiações partidárias de quem irá concorrer a cargos nas eleições municipais, o PCdoB definiu a sua bancada de parlamentares na capital e no interior. O partido permanece com 28 vereadores no interior e dois na capital, “um avanço em comparação ao início de 2007, quando tínhamos 9 vereadores”, disse o secretário de Organização do Comitê Estadual, Domingos Sales.


 


“A partir da tática mais ousada do partido e a sua participação no governo, nós crescemos e demos um salto de qualidade”, completou Sales.


 


De acordo com os dados apurados pela secretaria de Organização, o PCdoB dissolveu 57 direções municipais no Estado e recompôs 51, sendo que 26 delas são definitivas e 31 provisórias. A novidade é que o partido pretende, até agora, lançar candidatos a prefeito em 25 municípios e pelo menos seis a vice-prefeito, se credenciando assim, para as disputas majoritárias. Os dados serão definidos com a conclusão da conferência.


 


 


De Manaus,
Cinthia Guimarães