Conferências no norte do RS revelam crescimento do PCdoB

Municípios da região norte do RS realizaram Conferências nos últimos dias, demonstrando grande mobilização e disposição miliotante frente aos novos desafios colocados pela luta política. Foram eleitas novas direções e realizado amplo debate sobre a lin

Pontão


 



O município de Pontão, situado na região norte do estado, a 40 km de Passo Fundo, já foi palco de memoráveis lutas camponesas. A própria origem e desenvolvimento da cidade, mesclou-se com a afirmação da reforma agrária e do Assentamento encravado no coração do latifúndio, a conhecida “Encruzilhada Natalino”, local da Fazenda Anôni. Uma das primeiras grandes vitórias do MST ainda nos anos 80, e que serve de exemplo e motivação aos novos militantes. É justamente identificado com essa trajetória e profundamente vinculado à perspectiva progressista consagrada desde sua origem, que nasce na cena política municipal, o Partido Comunista do Brasil. Desde sua formação inicial, há alguns meses, o PCdoB conta com a filiação  de companheiros de grande experiência, sendo significativa também a vinda de mais um parlamentar para as fileiras comunistas, o camarada Valdir Rodrigues. O Partido faz parte da base do Governo no município, que hoje é encabeçada pelo PSB.


 


 


Com influência crescente na cidade, os comunistas de Pontão deram grande demonstração de vigor partidário, realizando uma grande conferência municipal no dia 20 de outubro. Mais de 30 delegados participaram deste importante marco para a vida interna do PCdoB. Foi eleita a nova direção e os delegados à Conferência Estadual do Partido. Mesmo sob forte intempere devido a uma intensa chuva de granizo e alguns prejuízos materiais, teve grande significado político a reafirmação dos comunistas de que o PCdoB chegou pra ficar e ser protagonista na região “do Pontão”, município símbolo da esquerda e exemplo positivo para os gaúchos e para o Brasil. 


 


 


Capão Bonito do Sul e Erebango


 



Mais duas cidades do norte do RS realizaram conferência municipal. Em capão Bonito do Sul o PCdoB surgiu em duas comunidades do interior: o assentamento 25 de novembro e a localidade de Barretos. A conferência foi realizada em Barretos no sábado e contou com a presença de 30 pessoas, entre elas lideranças do PV – PPS e DEM. André Oliveira foi confirmado como presidente da legenda que vai intensificar os contatos com as outras forças e buscar indicar o candidato a vice-prefeito, tendo em vista que a localidade abriga 1/3 do eleitorado da cidade. O vereador da cidade de Passo Fundo Juliano Roso convidou os partidos presentes a se reunirem para debater um entendimento para 2008 não fechando a porta para outras forças.


 



Já em Erebango, no Domingo pela manhã, a conferência contou apenas com os filiados no partido e debateu o quadro político. O cenário mais possível é buscar uma aliança do campo de oposição – PT- PCdoB – PPS e PDT – contra o atual governo PMDB – PP e PTB. A direção do partido ficou composta por Daniel Pokojeski – Presidente – Carine Sabadini – Secretária de Formação – Criciane de Mello – Sec. de juventude – Rosalina Mazzucato – Sec. de Finanças e Alessandra Montemezzo – Sec. de Organização.


 


Chama a atenção a composição jovem e predominantemente de mulheres na militância do partido na cidade.