Prefeito assina Ordem de Serviço para início das obras da Orla Pôr do Sol
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinou na manhã desta quinta-feira(1), a ordem de serviço para o início das obras do projeto Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro. Na ocasião, ele falou sobre as melhorias que acontecerão no local. “A construção desta Or
Publicado 01/11/2007 19:53 | Editado 04/03/2020 17:20
A Orla vai oferecer quiosques, restaurantes, parque infantil, equipamento de ginástica, centro de atendimento ao turista, módulo policial, centro de cultura, ciclovia, associação de moradores e um píer de contemplação. A empresa Aquamar Engenharia será a responsável pela construção, que inicia já na próxima segunda-feira, dia 5.
Edvaldo Nogueira, em conversa com a população, declarou que o Mosqueiro é um dos lugares mais bonitos da cidade e que merece ainda mais investimentos da administração municipal. “Durante muitos anos poucos investimentos públicos foram realizados na área, mas agora estamos aqui para realizar melhorias onde as pessoas possam atingir o progresso. É a Prefeitura da cidade abrindo caminhos para a qualidade de vida da população”, destacou.
Edvaldo também ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado. “A Prefeitura, junto com o Governo do Estado – que está construindo a ponte Caueira-Mosqueiro -, estão somando esforços que sem dúvida melhorarão a vida da sociedade aracajuana. As administrações juntas realizam obras que se associam, se completam, se combinam, trazendo assim desenvolvimento”, justificou Edvaldo Nogueira.
A conclusão da ´Orla Pôr do Sol´ deve acontecer daqui a um ano e custará R$ 9 milhões. Esses são recursos de um empréstimo que a Prefeitura de Aracaju solicitou, contando com a parceria do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica , e também através do Ministério do Turismo (Mtur). Segundo o secretário municipal de Finanças, Jeferson Passos, os recursos já estão garantidos. “A verba necessária para realizar as desapropriações já está assegurada, assim como também os recursos para a contra-partida da execução da obra; não haverá problemas financeiros”, afirma Jeferson.
O governador do Estado, Marcelo Déda, que também esteve presente na assinatura do Ordem de Serviço, relembrou que em 2004 – quando ele e Edvaldo Nogueria estiveram no Mosqueiro – assumiram um compromisso de realizar um projeto de infra-estrutura turística e viária para o fortalecimento da atividade econômica no local. “Eu me afastei da Prefeitura para disputar as eleições, mas Edvaldo, como havia assumido o compromisso com a população, cumpriu o acordado. Na época nosso projeto era mais tímido e agora ele está muito mais ambicioso e maior do que aquilo que tínhamos pensado há dois anos. Edvaldo não apenas cumpriu a nossa promessa, como – na condição de prefeito de Aracaju – acrescentou a sua visão e a sua coragem para transformar esse projeto em um projeto mais amplo. O que hoje é um lugar muito bonito por natureza, vai se transformar em um lugar belíssimo”, avaliou o governador.
Outro importante passo que será dado à comunidade do Mosqueiro é a implantação do anel viário, que fará a ligação do acesso do Mosqueiro à rodovia Ayrton Sena, que também estará articulada com a ponte Caueira-Mosqueiro.
Para o presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento do Povoado Mosqueiro, Odilon Gomes Santos, a população só tem a ganhar com esse projeto. “Até hoje nunca houve uma administração que fizesse uma obra na nossa comunidade; dessa vez não virá apenas a Orla Pôr do Sol, vem também a pavimentação do anel viário. Essas são obras reivindicadas há muito tempo pela população; ganhamos todas e desde já agradecemos bastante”, revela satisfeito.
Moradora do local há 30 anos, Edna Maria dos Santos também se diz contente com a construção. “Essa obra só vem melhorar nossa vida. Esses investimentos são ótimos para toda a comunidade local”, garante.
De acordo com o proprietário do Bar do Kid, Valcrides Santos, o local necessitava de investimento há muito tempo. “Estou aqui há muitos anos e essa será a primeira vez que haverá melhoria nessa área. A obra esta aprovada, pois tenho certeza que nossas vendas não vão melhorar 100%, e sim 1.000%”, assegura o proprietário.
Desapropriações
O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Bezerra, avisou que as desapropriações irão atingir casas e terrenos, cerca de 56 locais. “A partir da próxima semana vamos começar as negociações com os proprietários. A princípio vamos separar por lotes”, informa.
Também prestigiaram a assinatura da Ordem de Serviço, o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Coronel Magno Silvestre; o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Sílvio Santos; os secretários municipais Fabiana Passos (chefia de Gabinete do prefeito), Jeferson Passos (Finanças), Carlos Cauê (Comunicação Social), Bosco Rolemberg (Governo), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), José Sílvio Monteiro (Relações Institucionais e Articulação Política), Luciano Pimentel (Planejamento), Tereza Cristina (Educação); o superintendente municipal de transporte e trânsito, Antônio Samarone; a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), Lucimara Passos; o superintendente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi; o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Sérgio Góes; além dos vereadores Emanuel Nascimento (líder do prefeito na Câmara), Daniel Fortes, Waldir Santos, Rosângela Santana e Chico Buchinho.