Sem categoria

Líder comunista russo vê seu país como ''o Brasil do Norte''

A  delegação do Comitê Central do PCdoB teve um breve encontro neste domingo, em Minsk, com Gennady Zyuganov, presidente do Partido Comunista da Federação Russa. Zyuganov estava de partida da capital de Belarus, onde se realiza o Encontro Mundial dos

Zyuganov  afirmou  que considera o PCdoB um partido amigo que joga importante papel na luta pelo socialismo em curso no mundo. Avaliou que o encontro comunista de Minsk ele  tem sido proveitoso para alargar os contatos e também para aumentar a cooperação no âmbito do movimento comunista, em prol do socialismo, da justiça, sobretudo quando, segundo ele, há um aumento do anticomunismo do mundo. O líder russo disse ainda que o considera o Brasil como um dos dez mais importantes países do mundo e que a Russia é chamada ''o Brasil do Norte''.

Por sua vez, José Reinaldo Carvalho, secretário de Relações Internacionais do PCdoB, agradeceu os convites do Partido Comunista da Federação Russa e do Partido Comunista de Belarus, para participar das celebrações dos 90 anos da Revolução de Outubro nos dois países. Ressaltou o papel de Zyuganov e de seu partido na luta pelo revigoramento do movimento comunista. Josee Reinaldo disse o que PCdoB está engajado no mesmo objetivo e os dois partidos podem fortalecer ainda mais suas relações.

José Reinaldo informou a Zyuganov que o PCdoB propôs que o próximo encontro  dos partidos comunistas e operários aconteça no Brasil. Zyuganov acolheu positivamente a proposta. Ao ser informado que, uma vez  aprovada a proposta, o evento poderia acontecer em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasilia, o dirigente comunista russo mostrou ser um admirador das belezas naturais brasileiras. ''Melhor no Rio de Janeiro, por causa do mar'', opinou.

Veja também  Encontro comunista em Mink enaltece Revolução de 1917