PCdoB define estratégia política em Conferência no Piauí
“Não somos sublegenda do PT”. Essas foram as palavras do representante do Comitê Nacional do PCdoB, José Carlos Ruy, durante abertura da 14 Conferencia Estadual do PCdoB na manhã desta sexta-feira no auditório da FIEPI. José Carlos disse que está na hora
Publicado 09/11/2007 14:38 | Editado 04/03/2020 17:02
As alianças para as eleições municipais com o PT não foi descartada. O PT continua sendo um aliado do PCdoB, segundo José Carlos Rui, mas o partido vai buscar alianças com outros partidos da base governista. “Não há mais aliança automática com o PT. O PCdoB tem 85 anos de história e tem um projeto político definido”, disse o comunista.
Participam da Conferência delegados dos 135 municípios onde o partido está presente e prefeitos recém filiados à sigla. Para o ano de 2008 o PCdoB pretende dobrar a bancada de vereadores, que hoje conta com 67 parlamentares nos municípios e o número de prefeitos.
O partido já decidiu que terá candidatura própria em Teresina, seguindo a linha adotada na última campanha que teve como candidato a prefeito o delegado Robert Rios Magalhães, o PCdoB já adiantou que não vai abrir mão de ser cabeça de chapa. “O deputado federal Osmar Junior é pré-candidato a prefeito de Teresina, nos temos um projeto político para a cidade”, argumentou o presidente estadual do PCdoB Mário Ângelo Meneses.
Ao falar aos conferencistas o deputado Osmar Junior disse que o PCdoB não deve ser um partido meramente eleitoreiro, mas que contribua para o debate político e desenvolvimento do país. “O PCdoB não é um instrumento eleitoral, é um partido que cria instrumentos para a sociedade debater o projeto político de desenvolvimento”.
Na sua fala Osmar Junior falou ainda da atuação do PCdoB junto aos movimentos sociais e o momento histórico por que passa o país. Segundo ele o surgimento do chamado terceiro setor tem provocado complicações na sociedade. “Vivemos uma época complicada dos movimentos sociais, com a chegada das ONGs ocorreu um desvio do foco de atuação”, comentou.
De Teresina,
Daiane Rufino