Conferência no Piauí: pré-candidatura de Osmar Junior ganha força

Encerrou na manhã deste sábado a 14º Conferência Estadual do PCdoB, que iniciou na sexta-feira, em Teresina. O evento, que teve a participação de delegados de 135 municípios, encerrou com o ato político com a participação da militância, direção do partido

O ato simbolizou a ousadia política que o PCdoB definiu como estratégia de atuação no Estado. Nas eleições do próximo ano o partido pretende eleger 20 prefeitos e dobrar a bancada de vereadores. Entre as pré-candidaturas mais significativas, a da capital Teresina foi definida como ação essencial do partido na capital.



A Conferência confirmou o nome do deputado federal Osmar Junior como candidato a prefeito de Teresina. Na última eleição na capital, em 2004, o partido também apresentou candidatura própria com o nome do atual secretário de Segurança, o deputado estadual licenciado Robert Rios Magalhães.



O evento foi bastante prestigiado por diversos partidos da base governista em Teresina. Estiveram presentes o vice-governador do Piauí Wilson Martins (PSB), o vice-prefeito de Teresina Elmano Ferrer (PTB) e pelo representante do PT, o atual presidente da Agespisa Merlong Solano. O evento contou com a participação do representante da direção nacional do PCdoB José Carlos Ruy.



Crescimento



O PCdoB  teve ampliação significativa no Estado este ano. Na Conferência, o deputado federal Osmar Junior disse a sigla chegou a 135 municípios este ano e a expectativa para o próximo ano é aproveitar as novas filiações para aumentar o número de vereadores e prefeitos. “No próximo ano vamos dobrar a nossa bancada de vereadores na capital e no interior, vamos eleger 20 prefeitos”, disse o deputado.



O PCdoB já adiantou que não vai abrir mão de ser cabeça de chapa. “O deputado federal Osmar Junior é pré-candidato a prefeito de Teresina, nos temos um projeto político para a cidade”, argumentou o presidente estadual do PCdoB Mário Ângelo Meneses.



Ao falar aos conferencistas Osmar Junior disse que o PCdoB não deve ser um partido meramente eleitoreiro, mas que contribua para o debate político e desenvolvimento do país. “O PCdoB não é um instrumento eleitoral, é um partido que cria instrumentos para a sociedade debater o projeto político de desenvolvimento”.



As alianças para as eleições municipais com o PT não foi descartada. O PT continua sendo um aliado do PCdoB, segundo José Carlos Ruy, mas o partido vai buscar alianças com outros partidos da base governista. “Não há mais aliança automática com o PT. O PCdoB tem 85 anos de história e tem um projeto político definido”, disse o comunista.



A vice-presidente do PCdoB no Piauí, Lourdes Rufino disse que o PCdoB já busca formar aliança com o PDT, PL, PSB e partidos da base aliada ao governo em Teresina e nos municípios onde há candidaturas viáveis. “A candidatura de Osmar Junior em Teresina é muito importante. Entre os municípios pretendemos eleger os prefeitos das cidades de São Julião, Sigefredo Pacheco, Guadalupe, Nova Santa Rita, Porto e Teresina”, antecipa Lourdes Rufino.