Bloco de Esquerda: Resistência no PDT-DF

Presidente do PDT-DF, o senador Cristovam Buarque se anima com a possibilidade de formar um bloco de esquerda em Brasília. Mas a idéia não é consenso na Executiva do partido. Entre alguns pedetistas, existe disposição de se dedicar a outra estratégia,

“O PDT vai trabalhar para lançar candidatura própria ao governo em 2010 e o nome é Cristovam Buarque”, afirma o vice-presidente regional da legenda, Ezequiel Nascimento. Sobre a formação do bloco, ele sustenta que o assunto ainda não foi deliberado pela direção regional.


 


Marcos Dantas e Apolinário Rebelo tentam envolver nessa discussão outras legendas, além do PDT, como o PMN, que tem um representante na Câmara Legislativa, o deputado distrital Aylton Gomes, e o PHS. O novo bloco, se sair do papel, dificilmente fará oposição dura ao governo Arruda. O único distrital do PSB, Rogério Ulysses, é um dos parlamentares mais governistas e, inclusive, indicou o administrador regional de sua base eleitoral, São Sebastião, embora a legenda insista num discurso de independência. O PDT também tem vários cargos no Executivo local, como a indicação de Peniel Pacheco para o Procon e de integrantes da Secretaria de Educação. Mas o deputado distrital José Antônio Reguffe (PDT) se intitula independente. “Elogio as coisas boas, mas critico o que discordo”, afirma.


 


O PCdoB é o mais distante do governo Arruda, embora integrantes da sigla como Agnelo Queiroz mantenham boa relação com o governador. O nome dele foi cogitado para a Secretaria de Saúde, mas a costura política não vingou. Enquanto essas legendas discutem uma união, petistas têm se aproximado de integrantes do núcleo político de Roriz. O deputado federal Geraldo Magela e o distrital Chico Leite, dois potenciais nomes do PT para a disputa ao GDF, têm mantido bom diálogo com o presidente regional do PMDB, deputado Tadeu Filippelli. Ninguém descarta a aproximação. O diálogo, porém, é mais conturbado quando se trata de um canal direto com o próprio Roriz.


 


Correio Braziliense