PCdoB Potiguar faz convenção e debate eleição 2008

Com a insígnia, ‘Audácia e Determinação para Construir um Partido Forte e Estruturado’, aconteceu hoje (24) e continua amanhã (25) a 11ª Conferência Estadual do PCdoB do Rio Grande do Norte, reunindo 1500 novos militantes, presente em 99 cidades do estado

O ato de abertura contou com a presença dos deputados Federais Fátima Bezerra (PT) e Rogério Marinho (PSB), além do presidente estadual do PHS, Fábio Dantas, do dirigente estadual do PT, Hugo Manso e do Secretário Geral do PSB, Genildo Pereira.



No ato político conduzido pelo presidente do PCdoB, Antenor Roberto, os convidados relataram a convivência harmoniosa e respeitosa que seus partidos tem com o PCdoB. Onde o PT e o PSB, junto com os comunistas, atuam na câmara dos deputados apoiando o governo Lula na luta pela consolidação das mudanças e no Rio Grande do Norte dão apoio a govenradora Wilma, contruindo um novo polo político.



Pelo seu lado o PCdoB do Rio Grande do Norte procura se posiciona apoiando o governo Lula através da sua participação no governo da Professora Wilma de Farias, com o camarada Canindé de França na Secretaria de Assuntos Fundiários e de Apoio a Reforma Agrária – SEARA, e ainda, nas Coordenadorias da Região Metropolitana de Natal; e dos Direitos Humanos e da Defesa das Maiorias.


Participa também de gestões municipais como na prefeitura de Natal, presidindo a Agencia Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal – ARSBAN. Recentemente, no processo de ampliação política do partido, filiaram-se as Secretárias Municipais de Educação, Justina Iva e de Saúde, Aparecida França. Ainda sobre a participação do PCdoB em governos municipais, o PCdoB participa das prefeituras de Lagoa nova, Ipueira, Ipanguaçu e Parnamirim.



Nos movimentos sociais, o partido atua com desenvoltura para construir no estado a Central dos Trabalhadores do Brasil – CTB, mobiliza boa quantidade de entidades comunitárias para reconstruir a Federação dos Conselhos Comunitários do RN – FECEB e reforça o trabalho da juventude, através da UJS, na construção da etapa estadual do congresso da UBES e o congresso da Apes.



Com a tática de ousadia, o PCdoB Potiguar, constrói condições políticas para disputar as prefeituras de 20 municípios e nominatas de vereadores em várias cidades. Como em Natal, com os nomes de George Câmara ou Justina Iva, em Parnamirim, com Walter Fernandes, em Caicó, com Roberto Germano, em Mossoró, com Antonio Capistrano, entre outros.



Amanhã , domingo, segue a programação, com o debate do documento-base apresentado pelo comitê cessante e a eleição do novo Comitê Estadual.


 


De Natal, Jan Varela, com fotos de Andréa Gurgel.