TROFÉU JOSÉ AUGUSTO MOCHEL

Instituído por iniciativa do deputado federal Flávio Dino e Comitê Estadual do PC do B, o Prêmio José Augusto Mochel homenageia lideranças e entidades que se dedicam à luta democrática, popular e socialista no Maranhão.

O Partido Comunista do Brasil e o mandato do deputado federal Flávio Dino instituiram o troféu JOSÉ AUGUSTO MOCHEL para homenagear  militantes, lideranças de esquerda e entidades da sociedade civil que se dedicam à luta democrática, popular e socialista no Maranhão.
É também uma homenagem permanente ao militante comunista JOSÉ AUGUSTO MOCHEL, que faleceu prematuramente em 25 de março de 1988, em São Paulo, em consequência de acidente de trânsito.
MOCHEL foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar. Participou ativamente da luta pela redemocratização, apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos. Por causa de sua atuação política foi demitido do serviço público.
Atuou ainda no processo de reorganização do PC do B no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB,  à epoca o espaço de atuação do PC do B, que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.
Iniciou sua pós-graduação em São Paulo, onde continuou sua militância no PC do B. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduandos, entidade da qual foi diretor.
Deixou inconclusa sua dissertação de mestrado que tratava do uso de plantas medicinais como anti-inflamatório.
O Troféu JOSÉ AUGUSTO MOCHEL pretende manter viva a memória deste grande revolucionário maranhense e estimular as gerações atuais à luta democrática, popular e socialista. Com o troféu também dizemos : MOCHEL ESTÁ PRESENTE !
 
Lançamento
O Troféu JOSÉ AUGUSTO MOCHEL será apresentado e entregue aos homenageados durante o Seminário “A ATUALIDADE DA LUTA SOCIALISTA”, dia 07 de dezembro, das 14 às 19 horas, no Grand São Luís Hotel(Praça Dom Pedro II, ao lado da Igreja da Sé).