Sobral ganha prêmio de inovação social

Em seis anos, a taxa de mortalidade infantil caiu de 29,7 mil para 16,5 mil por 100 mil nascidos vivos e o número de atendimento pré-natal cresceu muito. Foram atendidas 1.148 famílias a um custo de US$175 anuais/família. Esse resultado fez com que o

O concurso “Experiências em Inovação Social”, que escolheu as melhores práticas sociais da América Latina, foi promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Fundação W.K. Kellogg. O projeto recebeu o prêmio de US$ 30 mil. A proposta do concurso é identificar e promover a réplica criativa de iniciativas sociais inovadoras. Com quatro iniciativas sociais, o Brasil foi o país com o maior número de participantes entre os 12 finalistas.


 


 


O secretário geral da Cepal, José Luis Machinea disse que o Programa Trevo de Quatro Folhas “possui todos os elementos importantes para um projeto social bem sucedido, melhora as condições sociais de uma localidade, contribui para o desenvolvimento econômico e social e pode ser facilmente replicado em outras cidades”. As inscrições para o ciclo 2007-2008 estão abertas.



 


 


A Equipe do Trevo de Quatro Folhas assume a organização do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Perinatal e Infantil, que atua como uma rede interinstitucional, contando com a participação das instituições de ensino e dos Conselhos Municipais: de Saúde, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Mulher.


 


 


No Comitê são investigados todos os óbitos maternos, fetais e infantis para identificação e análise dos seus fatores determinantes. Os óbitos são classificados segundo os critérios de evitabilidade para a proposição de medidas de intervenção, que visam a melhoria da qualidade da atenção materno-infantil.


 


 


O monitoramento permanente dos indicadores da atenção materno-infantil é realizado a partir da avaliação do uso da Caderneta de Saúde da Mãe e da Criança e das entrevistas às puérperas nas maternidades. Também são identificados os casos de alto-risco que necessitam de acompanhamento do Trevo.


 


 


A participação das “mães sociais” é um ponto chave para o êxito da estratégia. Elas são mulheres da própria comunidade cuja função é acompanhar as mães ou as crianças em risco e sem apoio familiar. Para isso recebem capacitação para atuarem como cuidadoras no domicílio ou no hospital.



 


Mais informações sobre o programa na Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral pelos telefones: (88) 3611 6639 e (88)3611 2171


 


 


Fonte: O Povo