Campanha do Desarmamento Infantil recolhe armas de brinquedo

As 17.095 armas foram recolhidas em 185 escolas municipais e 41 bancas de revistas, superando as 4.017 de 2005 e as 6.178 de 2006.

O encerramento da terceira edição da Campanha do Desarmamento Infantil, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, através da Guarda Municipal e Defesa Civil, em parceria com a Editora Abril, aconteceu na manhã de ontem, segunda-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, na Cidade da Criança. Alunos e professores das escolas municipais Rebouças Macambira, Patativa do Assaré, Vicente Fialho, Teófilo Girão e Frei Tito participaram da festa que consolidou os 70 dias de campanha em prol da não-violência e cultura de paz. O diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimá Rocha, e a representante da Editora Abril, Alexandra Pierre, agradeceram os patrocinadores e a todos que fizeram parte da mobilização.


 


 


A III Campanha do Desarmamento Infantil coletou 17.095 armas de brinquedo em 185 escolas municipais e 41 bancas de revistas, superando as campanhas de 2005 e 2006, que arrecadaram 4.017 e 6.178 armas de brinquedo, respectivamente. As armas foram trocadas por exemplares da revista “Recreio”. Arimá Rocha falou para os presentes que esta é uma vitória da defesa dos direitos humanos sobre a violência. “Levamos para a comunidade escolar o debate da construção de paz. A paz que todos nós queremos e devemos fazer no dia-a-dia, com tolerância nas famílias e na escola, respeitando os professores”, enfatizou.


 


 


As armas de brinquedo recolhidas foram destruídas simbolicamente pela comandante do Pelotão Ronda Preventiva Escolar, Cristiane Correia, responsável pela coordenação da campanha. Durante a manhã, houve apresentações do Grupo de Teatro Encena, da Escola Municipal José Barcelos, abordando a temática da violência com a dramatização “Rei Tex – Uma Velha História do Velho Oeste”. A programação contou ainda com a apresentação de redações e desenhos dos alunos da Escola Teófilo Girão Barroso e exibição das bandas de Música da Escola Frei Tito e Jacinto Botelho.


 


 


Sobre a III Campanha do Desarmamento Infantil – A difusão da campanha foi feita nas escolas de todas as seis Secretarias Executivas Regionais (SERs). A escola que mais recolheu armas foi a Patativa do Assaré, totalizando 604 armas de brinquedo, premiada com um computador para a biblioteca e assinatura da revista “Recreio”, da Editora Abril. O segundo lugar ficou com a Escola Rebouças Macambira, com 589 armas de brinquedo coletadas, e o terceiro lugar com a Escola Vicente Fialho, com 454 armas coletadas. As duas últimas foram contempladas com a assinatura da revista infantil “Recreio”. A Banca de Revista Alternativa foi bicampeã, coletando 490 armas de brinquedo. O proprietário, Milton de Sousa recebeu um DVD.


 


 


Para Josué Lins, 14, aluno da escola Patativa do Assaré, valeu a pena participar “porque a arma não traz educação, e sim violência”. Já a diretora da Escola Rebouças Macambira, Ednilda Santos, lembrou a campanha como um caminho para buscar a paz. “Saímos da escola e fomos para a comunidade. Foi um momento muito importante. A criança já sabe que arma não é um instrumento bom para possuir. Assim, nós teremos uma amanhã diferente”, concluiu.


 


 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza