Prefeito quer votar PDDU de Salvador no Natal
O líder do governo João Henrique na Câmara de Vereadores de Salvador, Sandoval Guimarães (PMDB), anunciou nesta quarta-feira (19/12) que vai colocar o polêmico projeto de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) em votação no próxim
Publicado 20/12/2007 15:49 | Editado 04/03/2020 16:21
O Comitê municipal do PCdoB em Salvador saiu na frente e está convocando os partidos de oposição, da base aliada do prefeito e diversas entidades do movimento popular para uma reunião nesta sexta-feira (21/12), às 10h, no Centro Integrado de Formação Loreta Valadares, nos Barris. No encontro serão discutidas as ações, mobilizações e providências a serem tomadas para impedir a votação no dia 26. O PCdoB pretende ir para as ruas protestar contra a manobra do prefeito.
O projeto de revisão do PDDU em discussão na Câmara de Vereadores vem recebendo críticas de vários setores da sociedade desde a sua construção. Segundo a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), “o projeto não atende a várias determinações do Estatuto da Cidade, principalmente no que se refere à participação popular”. Lideranças populares argumentam que as explicações sobre o plano foram técnicas e de difícil entendimento, o que impossibilitou um maior entendimento sobre o assunto.
O descontentamento com diversos pontos do texto foi demonstrado ainda nas ruas com reuniões e marchas de protesto contra a aprovação do atual PDDU. A população questiona a falta de aprofundamento do plano em questões como moradia, saúde, educação, transporte e saneamento básico. Ao mesmo tempo, há uma grande gama de detalhes sobre a mudança de gabarito da orla marítima e sobre a ocupação das últimas áreas verdes da cidade. De acordo com vereador comunista Everaldo Augusto “este é o PDDU das empreiteiras, não de Salvador.”
Ecos no Congresso
A polêmica sobre a votação do PDDU de Salvador chegou ao Congresso Nacional. Na sessão desta quarta-feira na Câmara Federal, o deputado Daniel Almeida (PCdoB) registrou sua indignação com a forma como a revisão do PDDU está sendo conduzida pelo prefeito João Henrique. O deputado condenou também a votação de um projeto tão importante entre as festas de final de ano.
“É preocupante a decisão da Câmara de Vereadores de Salvador de colocar o PDDU em discussão em uma semana morta, do ponto de vista político e social. É como se alguém estivesse querendo votar o projeto escondido, sem o efetivo acompanhamento da sociedade, que está mobilizada para os festejos natalinos. A votação de um projeto tão importante não pode acontecer desta forma. Chega a ser uma irresponsabilidade com Salvador”, declarou Daniel Almeida.
De Salvador,
Eliane Costa