Sem categoria

Presidente eleito sul-coreano jura desnuclearizar a Península


O presidente eleito sul-coreano, Lee Myung-bak, fez um apelo nesta sexta-feira (21) em favor da abertura de uma nova era na Península Coreana, sem armas nucleares. “Eu juro, diante de vocês, abrir uma era de paz na Península Coreana, sem armas nuclear

“Com uma desnuclearização da Península Coreana, a Coréia do Sul e a República Popular Democrática da Coréia (RPCD, ou Coréia do Norte) abrirão uma nova era”, agregou Lee. A RPDC realizou recentemente testes nucleares, assim como disparos experimentais de mísseis de médio alcance. Do outro lado da linha do armistício, os Estados Unidos mantêm em território sul-coreano cerca de 700 mísseis com ogivas nucleares.



“O caminho para a unificação pacífica é aquele que será garantido pela paz e pelo viés da coexistência”, disse o candidato conservador vitorioso no primeiro turno das eleições presidenciais desta quarta-feira.



Lee fez as declarações numa coletiva de imprensa em Seul, onde afirmou que sua administração vai persuadir a RPDC a implementar a desnuclearização, no quadro das conversações de seis interlocutores, e favorecer o diálogo com os Estados Unidos.



Da redação, com agências