Sem categoria

Ópera da Selva atrai turistas à Bolívia missioneira

Em um esforço conjunto do governo Evo Morales, dos municípios da região de Chiquitos e de empresários privados, a zona boliviana das Missões Jesuíticas passa a figurar no circuito turístico mundial. Entre as atrações está a Ópera de santo Inácio de Lo

A zona da Chiquitânia, onde fica a parte boliviana das Missões, forma uma extensa parcela do departamento de Santa Cruz, que inclui as localidades de San Xavier, Concepción, San Ignacio, San Miguel, San Rafael, Santa Ana de Velasco, San José de Chuiquitos, Santiago, Santo Corazón e San Juan de Taperas.



Entre 1691 3 1767, ali se construiu os monumentos religiosos do barroco mestiço, que, segundo o prefeito de Concepción, Justo Seoane Parapaino, “são legados da história da humanidade”.



Só na Bolívia igrejas ainda funcionam



Desde 1992 as missões bolivianas foram reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização dasNações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A grande república jesuita das missões se estendia também pelo Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai atuais. No entanto, os tempos das Missões na Bolívia são os únicos deste conjunto que permanecem de pé e ainda cumprem sua missão religiosa.



Seoane, um indígena de Chiquitos, assinala que as igrejas se caracterizam pelos belos murais, altares entalhados em madeira, retábulos, colunas, púlpitos e outros elementos originais, que formam o principal atrativo cultural da região. Região singular, que conserva vivos os seus costumes e tradições ancestrais e ao mesmo tempo é sede de um famoso festival de música renascentista e barroca americana.



Ópera é uma das três recuperadas



Foi aí que se apresentou a Ópera da Selva, na noite desta sexta-feira. A partitura, conservada pelos indígenas de San rafael e Santa Ana, é considerada uma das mais belas peças do Arquivo Nacional Musical de Chiquitos. A obra foi executada por uma seleção de coros e orquestras missioneiras, perante uma multidão de visitantes bolivianos e estrangeiros.



A Ópera da Selva é uma das três únicas obras recuperadas do repertório operístico do barroco missioneiro americano – embora se saiba que no apogeu das Missões o gênero era muito cultivado. Nela aparecem como personagens centrais santo Inácio e são Francisco Xavier, fundadores da Companhia de Jesus e apóstolos das missões jesuítas. O templo que serviu de palco à Ópera da Selva, a catedral de la Inmaculada Concepción de María, data de 1722.



Com informações da http://www.bolpress.com