Sem categoria

Obra em Jerusalém provoca impasse entre Israel e palestinos

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, disse não nesta quinta-feira (27) a um apelo do  presidente palestino, Mahmoud Abbas, para que impedisse os planos de expansão do assentamento judeu de Har Homa, em Jerusalém Oriental. Abbas foi recebido

Autoridades palestinas afirmam que Abbas pressionou o primeiro-ministro israelense a suspender a construção de 300 novas casas em Har Homa.No entanto, de acordo com representantes do governo israelense, Olmert não concordouem congelar o plano de expansão do bairro judeu.

Israel afirma que tem o direito de construir novas casas dentro dos assentamentos que já existem na Cisjordânia. Os palestinos afirmam que os planos israelenses são um obstáculo às negociações de paz.

Correspondentes na região afirmam que é difícil prever se Abbas e Olmert vão conseguir superar as diferenças e acelerar as negociações antes da primeira visita do presidente americano George W. Bush a Israel e aos territórios ocupados, programada para o mês que vem.

Durante o encontro em Annapolis, os dois líderes disseram que fariam o possível para chegar a um acordo de paz até o final de 2008.

Para os palestinos, a região de Har Homa, construída em uma área chamada por eles de Jabal Abu Ghneim, é o último elo na cadeia de assentamentos que circunda Jerusalém Oriental, área que os palestinos querem usar como futura capital do Estado Palestino.

O governo palestino reluta em retomar as negociações sobre os refugiados, as fronteiras de Jerusalém e a água da região caso Olmert não interromper as obras no assentamento. Israel afirma que vai seguir com as construções, que são ''um crescimento natural dos assentamentos dentro das fronteiras já definidas''.

O governo israelense diz ainda que sua promessa de não construir novos assentamentos não se aplica a Jerusalém Oriental. Israel ocupou Jerusalém Oriental durante a guerra de 1967 e anexou o território da cidade logo depois, mesmo violando as resoluções da ONU a respeito.

Da redação, com agências