Governador solicita agilização de acordos entre Piauí e Argentina
Em audiência com o ministro-conselheiro responsável pela área de Negócios da Argentina, Rodrigo Baena Soares, e o secretário da Embaixada do Brasil naquele país, Pablo Duarte Cardoso, o governador Wellington Dias solicitou apoio na agilização de acordos e
Publicado 10/01/2008 13:51 | Editado 04/03/2020 17:02
Segundo o governador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem incentivado o estreitamento das relações dos Estados brasileiros com províncias dos países da América do Sul. ''O Piauí, nesse caminho, tem interesse em ampliar relações comerciais, investimentos, pesquisas, educação, agronegócio e turismo com a Argentina'', explicou.
Na área do turismo, Wellington Dias ressaltou as negociações que constam da Carta de Tucumán para viabilizar linhas aéreas regulares da Argentina para o Nordeste do Brasil e das rotas do Nordeste para Buenos Aires, Patagônia e Tucumán.
Para o governador, falta acordo para liberação de linhas aéreas da Argentina para Fortaleza (CE), Parnaíba (PI) e São Luís (MA). “Na região do Delta do Parnaíba, temos um consórcio dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, o que facilitará essa relação'', defendeu.
Na audiência, o ministro Rodrigo Baena disse que conhece a região e tem muito entusiasmo em ajudar o Piauí. ''O Brasil tem acordo de reciprocidade com a Argentina para liberação de linhas. Eles têm interesse em linhas do Brasil para Patagônia, e temos interesse em linhas regulares diretas para novos nichos, como este do Delta do Parnaíba'', salientou. ''Estamos acertando um encontro para finalizar acordos nos próximos dias, na Patagônia, com os governos argentino e brasileiro, governadores e empresários. O Piauí é nosso convidado'', declarou o ministro. Ele sugeriu que o Piauí organize uma apresentação do potencial da região com o apoio da Embaixada e da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) para expor nesse encontro.
Na ocasião, a equipe da Embaixada, o Governo do Piauí e a Embratur acertaram a realização de um trabalho conjunto para incluir essa rota no acordo de linhas novas que o Brasil vai oficializar com o governo argentino. O embaixador assumiu compromisso de negociar apoio da Secretaria Nacional do Turismo da Argentina e Secretaria do Turismo da Província de Buenos Aires para a troca de experiência com o Piauí sobre a rota do Delta do Parnaíba, bem como a rota do Delta do Paraná e da Prata, que têm a cidade de Tigre como pólo.
Outros assuntos discutidos na audiência foram os acordos para pesquisa na área do biodiesel da mamona e pinhão-manso e a produção de caprinocultura envolvendo a Embrapa e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi), que ficou acertada durante o Congresso Internacional da Bioenergia, em Teresina, com a participação de representantes do governo da Província de Santiago Del Estero, do Noroeste da Argentina.
O governador Wellington Dias manifestou interesse em agilizar o processo para celebração desse acordo. Disse que empresários argentinos querem investir na área de fruticultura, na região dos Tabuleiros Litorâneos e na Barragem de São José do Divino, em Piracuruca. ''A liberação de linha aérea para o turismo vai viabilizar carga, especialmente de frutas, como mamão, melão, acerola e goiaba, para o mercado argentino”, explicou o governador.
O ministro Rodrigo Baena anunciou que dentre os acordos que o presidente Lula assinou no último encontro com o então presidente da Argentina, Néstor Kirchner, antes da posse da atual presidenta Cristina Kirchner, destaca-se o da área da educação, facilitando o reconhecimento recíproco de cursos entre as universidades dos dois países.