Reunião apresenta projeto de contenção das dunas

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR e representantes de vários municípios do litoral piauiense, além de empresários, órgãos ambientais e a Capitânia dos Portos se reuniram em Parnaíba com os consultores da Consplan – empres

A empresa apresentou o projeto que vai garantir a recuperação da lagoa. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Dalton Macambira, já foram assinados o contrato e a ordem de serviço para o início das obras, que devem começar nos próximos dias.


 
As obras estão orçadas em R$ 1,5 milhão e deverão durar cerca de um ano para sua conclusão. O trabalho pretende conter a ação da natureza no avanço das dunas em direção às águas da Lagoa, condenada a não existir nos próximos anos por conta da areia levada pelos ventos. Toda a área será isolada para sua recuperação, com a proibição do tráfego de pessoas e animais que acabam destruindo toda a vegetação que serviria para proteger e barrar o avanço das dunas.



O projeto de contensão das dunas prevê, ainda, a implantação de um projeto de Educação Ambiental que tem como objetivo trabalhar a conscientização das comunidades, turistas e comerciantes, alertando que não podem desmatar e destruir a vegetação que garante a fixação das dunas. “Além disso, vamos esclarecer para todos que são proprietários de animais, como gado, ovelhas, dentre outros que os mesmos não podem ser criados soltos, uma vez que estes animais pisoteiam ou se alimentam dessa vegetação”, ressalta Dalton Macambira.