Emoção na homenagem do Corpo de Bombeiros a Chico Lopes
Uma homenagem significativa e um reencontro com memórias de sua infância e juventude no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Assim foi a solenidade de entrega da comenda Desembargador Moreira ao deputado federal Chico Lopes, realizada na manhã desta terça-fe
Publicado 23/01/2008 21:12 | Editado 04/03/2020 16:36
Saudado pelo conjunto dos oficiais bombeiros militares, Chico Lopes recebeu a comenda, que homenageia o patrono do Corpo de Bombeiros, em reconhecimento ao apoio dado à corporação e ao conjunto de sua atuação em prol do povo cearense, em três mandatos de vereador de Fortaleza, dois mandatos de deputado estadual e na presente atuação como deputado federal. Recente emenda de Lopes ao orçamento da União destinou R$ 300 mil à corporação, de credibilidade reconhecida pela sociedade cearense, mas cuja estruturação física e de pessoal nem sempre vem sendo contemplada pelo Poder Público, conforme ressaltou, na solenidade, o comandante Vasconcelos.
''A sociedade considera o Corpo de Bombeiros muito bom, mas nós não conseguimos nos colocar como prioridade'', declarou o comandante, lembrando que apenas 10% dos municípios brasileiros contam com unidades estruturadas da corporação. No Ceará, a cifra cai para 6,5%. ''Estamos confiantes em avanços, pois o governador Cid Gomes prometeu investir n Corpo de Bombeiros'', acrescentou Vasconcelos, fazendo um resumo das responsabilidades constitucionais e das atividades extra de responsabilidade social desenvolvidas pelo CBM-CE.
O comandante fez questão de prestar uma homenagem pessoal a Chico Lopes, lembrando ter sido aluno, no Colégio Joaquim Nogueira, do hoje deputado federal. ''O senhor foi um dos professores que não esquecemos. Suas aulas sempre deram uma grande motivação para todos os alunos'', comentou. ''Com essa homenagem, temos certeza que a partir de hoje o senhor será, mais ainda, um bombeiro avançado para defender essa instituição lá no Congresso Nacional'', acrescentou o coronel Vasconcelos.
Lembranças e emoção
Agradecendo a homenagem recebida, Chico Lopes emocionou-se ao ressaltar o significado do bairro Jacarecanga, um dos mais tradicionais de Fortaleza e onde se localiza o Quartel General do Corpo de Bombeiros, para sua infância, juventude, desenvolvimento profissional e atuação política.
''Me sinto feliz, porque eu fui menino por aqui, entre o Corpo de Bombeiros, a Escola de Aprendizes Marinheiros e o Liceu do Ceará. Dos meus 68 anos, 40 foram nessa região'', declarou Lopes. ''O Corpo de Bombeiros sempre foi uma instituição querida pela sociedade. Mesmo usando farda e sendo militar, não têm características de repressão'', destacou.
De prisão a instituição reconhecida
No entanto, Lopes não deixou de lembrar a utilização do local como prisão para militantes de orientação política divergente do governo, durante períodos de regime de exceção no Brasil. A escritora Rachel de Queiroz, autora de romances como ''O Quinze'' e ''Memorial de Maria Moura'', foi uma das que chegaram a ser detidas nas dependências do quartel – hoje, é homenageada com uma placa no local.
''Vários colegas comunistas foram presos aqui. Eu não tive esse privilégio, fui preso no 23º. BC'', brincou Lopes. ''Hoje a realidade é outra, com todos nós sendo, cada um a seu modo, servidores públicos, com responsabilidade com a sociedade, que reconhece o trabalho de vocês. Saio daqui muito feliz em ter no peito essa medalha, que procurarei honrar'', complementou o federal do PCdoB cearense.
De Fortaleza,
Dalwton Moura