Famílias sem água no Salitre

Dezenas de famílias de agricultores familiares do Vale do Salitre, região de Juazeiro (500 km de Salvador, na região norte) ocuparam na madrugada de ontem uma área que faz parte do Projeto Salitre que pretende tornar irrigável mais de 31 mil hectares de t

“Os agricultores precisam de terra e água para trabalhar e sobreviver.


Só estamos aqui, hoje, porque não temos água”, assegura Ribeiro. Muitos dos povoados do Vale do Salitre estão a poucos metros do canal cheio de água do Projeto Salitre e a proximidade do líquido que poderia abastecer as casas, molhando a plantação e salvando os animais revolta a população.


 


Os trabalhadores aguardam definições do governo federal por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) quanto ao acordo feito em 2003 depois da primeira ocupação na Fazenda Santa Maria com promessa de assentamento de 103 famílias, além da construção de duas adutoras.


 


“Apenas uma foi construída e a água não chega às mais de 20 comunidades nativas do Vale do Salitre. O que o agricultor que está aqui hoje quer é que o Projeto Salitre aconteça de forma justa com o assentamento dos ‘salitreiros’. Fizemos tudo conforme acertado inclusive com levantamento de todas as famílias que vivem na região, mas até agora nada foi feito”, ressalta Severino Vieira, secretário de Administração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, que apóia e acompanha dos agr icultores.


 


De acordo com o presidente do sindicato, Agnaldo Meira, os trabalhadores estão organizados e a inquietação é pelo clima de indecisão do Ministério da Integração quanto ao Projeto Salitre no tocante aos investimentos e à prioridade do povo do Salitre.


 


“Na vinda do presidente Lula a Petrolina (PE) entregamos um documento relatando a situação e vamos acompanhar os momentos da luta pela água do povo do Salitre”, garante Meira, lembrando que serão 30 dias de mobilização em Juazeiro e reuniões com os colonos dos perímetros irrigados.


 


Fonte:  Jornal A Tarde